A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O tema também foi tratado no programa Start do Grupo JC de Comunicação nessa segunda-feira (1°). Na oportunidade a Drª Denise da Silva Lopes, coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa, foi a entrevistada: “Falar deste tema sempre é muito importante, pois a informação é sempre a melhor aliada e a amamentação vem para fechar um ciclo que começou na gravidez”, disse.

A profissional também comentou qual é a dúvida mais frequente que ouve das mães: “Doutora, meu leite é fraco?”. Sobre essa questão ela esclareceu: “Não existe leite fraco, existe a pega (o ato de sugar o leite materno) correta. A mãe deve ficar atenta e por isso uma rede de apoio é sempre fundamental”.

A médica também aproveitou a oportunidade para convocar as mulheres que estão amamentando a fazerem doações ao Banco de Leite Humano da Santa Casa: “Precisamos e muito deste ato para os nossos bebês que se encontram internados. Basta ligar no telefone 3535-7024 que iremos dar andamento e profissionais irão até a casa desta mãe levar os frascos, ensinar o armazenamento. Essa mãe nem irá precisar sair de casa”.

Além dos inúmeros benefícios da amamentação na vida do bebê, a mãe também acaba sendo protegida e favorecida pela produção de leite e amamentação em si. Entre os principais benefícios que a mãe obtém ao amamentar, estão: a diminuição do sangramento no período pós-parto; aceleração na perda de peso; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio; proteção contra doenças cardiovasculares e proteção contra a osteoporose.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.