Neste ano município passou a contar com profissionais exclusivamente para a função de organizar e fiscalizar o tráfego.

A prefeitura de Rio Claro entregou na quarta-feira (23) aos agentes de Mobilidade Urbana kits com uniformes e equipamentos. Esses profissionais foram integrados aos quadros do serviço público municipal neste ano, como importante reforço na organização e orientação de trânsito. “Os uniformes facilitam a identificação dos agentes pela população”, comenta o prefeito em exercício, Cel. Marco Antonio Bellagamba, destacando a importância de se garantir condições adequadas para os servidores desempenharem suas funções.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques, os agentes receberam dois kits cada um. “As ações dos agentes de trânsito têm feito a diferença no dia a dia das atividades da Mobilidade Urbana e esse trabalho ganha com mais esse investimento que a prefeitura está fazendo no setor”, afirma.

Cada kit entregue aos agentes de trânsito contém camiseta, gandola, calça tática, calça culote, botas de cano curto e cano alto, boné, jaqueta, luva, cinturão, cinto, fiel e apito, lanterna e bissaca. Os que pilotam moto também receberam capacetes.

Os agentes de trânsito de Rio Claro já estão trabalhando nas vias públicas fazendo orientações para ampliar a segurança do tráfego. É a primeira vez que o município conta com profissionais exclusivamente para essa função.

Os agentes também utilizam as viaturas caracterizadas do departamento municipal de Trânsito e, por enquanto, estão atuando em ações de sinalização e de reforço em operações de trânsito.

Além de ajudarem a organizar o tráfego em situações pontuais, como interrupções de trânsito devido a manutenções e obras emergenciais, os agentes de Mobilidade Urbana trabalham em pontos estratégicos, com maior incidência de acidentes, sempre posicionados de forma acessível e visível para que possam ser facilmente identificados.

Os profissionais fizeram curso, treinamento e estágio. O concurso público para a contratação dos agentes de Mobilidade Urbana foi realizado em 2018, na atual administração. A incorporação de agentes de trânsito aos quadros da prefeitura libera profissionais de outras áreas do setor de segurança, como a Guarda Civil, para as demais atividades desenvolvidas pela pasta.

A prefeitura volta a solicitar que condutores e pedestres obedeçam as leis, a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito. A colaboração de todos é essencial para a redução do número de acidentes e para a construção de um tráfego mais seguro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.