A margarida Auzira durante a limpeza

Lucas Calore

Muitas vezes imperceptíveis aos olhos da população na correria que acomete o dia a dia, os garis e as margaridas – versão feminina da profissão – são profissionais que merecem a nossa atenção.

Suas funções denotam importante papel no processo de direcionamento do lixo urbano em todas as cidades. No entanto, na falta de seus serviços, são lembrados pelos moradores.

A profissão

Auzira Antunes de Sousa, de 30 anos, é margarida há quase seis anos. Ela se orgulha do seu trabalho, porém acredita que poucas pessoas dão importância aos profissionais de limpeza.

“As pessoas não nos enxergam. Quando somos solicitados, fazemos o trabalho, no dia seguinte já está sujo novamente. Não conservam”, diz. A margarida afirma, também, que já recebeu recusas ao pedir um copo de água ou para usar o banheiro em residências por onde passa.

A margarida Auzira durante a limpeza
A margarida Auzira durante a limpeza

Ela cria dois filhos, de 5 e 7 anos, e conta que sempre reforça a eles o quão importante é manter os espaços limpos. “Eles acham divertido que eu cuide da cidade. Além de eu educar, também aprendem na escola sobre isso”, finaliza.

Homenagem

A Câmara Municipal de Rio Claro fez uma sessão solene na tarde dessa segunda-feira (16) para comemorar o Dia do Agente de Limpeza. É o terceiro ano consecutivo que acontece tal homenagem.

O senhor Ismael da Silva e a senhora Francisca Tenório Neta, gari e margarida, foram homenageados neste ano em nome de todos os profissionais do setor na cidade.

Ismael e Francisca recebem as homenagens
Ismael e Francisca recebem as homenagens

Eles foram escolhidos pelos próprios amigos de profissão para receber a homenagem. Ismael, nascido em Rio Claro, e Francisca, nascida em Alagoas, receberam placas que celebram, de forma digna, as contribuições dos garis e margaridas para a organização da limpeza no município.

O decreto legislativo é de autoria do vereador José Pereira. Demais autoridades políticas estiveram na solenidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.