Prefeito Du Altimari (PMDB) comentou a decisão da Secretaria de Aviação Civil sobre o tamanho da pista do aeroporto

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Prefeito Du Altimari (PMDB) comentou a decisão da Secretaria de Aviação Civil sobre o tamanho da pista do aeroporto
Prefeito Du Altimari (PMDB) comentou a decisão da Secretaria de Aviação Civil sobre o tamanho da pista do aeroporto

Às vésperas do aniversário de Rio Claro, o prefeito Du Altimari (PMDB) anunciou que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Casa Civil da Presidência da República definiram que o aeroporto regional Rio Claro/Piracicaba (que atenderá o Aglomerado Urbano de Piracicaba) terá sua pista em área do município de Rio Claro e de Iracemápolis.

De acordo com o prefeito, o aeroporto – que ainda está em fase de conclusão do projeto – terá uma pista de pouso com extensão total de 1.730 metros. “Estou muito feliz com esta notícia que chegou. É bom ressaltar que o agente financeiro para a construção deste aeroporto regional é o Banco do Brasil. Ele que vai executar a obra. Não vai precisar de nada da prefeitura. A SAC contrata o Banco do Brasil, que contratou o consórcio IQS para fazer o projeto destes 270 aeroportos. Já sabíamos que Rio Claro vai ter um aeroporto regional. Tanto Rio Claro quanto Piracicaba abriram mão de ter um aeroporto dentro de suas cidades. Na região ali de Tanquinho, fica a 15 quilômetros de Rio Claro, 15 quilômetros de Piracicaba e 15 quilômetros de Limeira. Então, a IQS fez o projeto onde já estabeleceu qual o local da pista, bem como o seu tamanho. E encaminhou para o Banco do Brasil, que enviou para a Secretaria de Aviação Civil, que escolheu um dos cenários: que foi de que o aeroporto pegará os município de Rio Claro e de Iracemápolis e vai ter uma pista de 1.730 metros. A decisão disso é feita junto à Casa Civil da Presidência da República”, disse o prefeito.

A próxima etapa, além das certidões ambientais para o uso do terreno, que hoje é explorado pela monocultura canavieira, é organizar os municípios do aglomerado para formação de um consórcio intermunicipal para começar a discutir a questão da desapropriação da área, bem como o gerenciamento do aeroporto quando este sair do papel. “Torço para que até o fim do mandato a licitação e o início das obras sejam realizados”, disse.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.