Um adolescente de 15 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi encontrado perdido na estrada que liga Rio Claro ao Distrito de Ajapi.

O caso registrado no último sábado (13) comoveu guardas civis municipais, profissionais da saúde, do Conselho Tutelar e outras pessoas que presenciaram a cena.

Segundo consta no boletim de ocorrência o menino foi avistado aparentemente desorientado e acompanhado de um cão. Quando guardas civis se aproximaram viram que o adolescente não falava, estava sujo e precisava urgente de ajuda. O SAMU foi acionado para encaminhá-lo até a UPA do Cervezão e o Departamento de Proteção Animal recolheu o cachorro que acompanhava o menino no momento da abordagem.

O Conselho Tutelar conseguiu contato com a mãe do menino que compareceu na UPA e tomou ciência do fato onde foi orientada e retomou a tutela do filho.

Ainda segundo o Conselho Tutelar o caso foi considerado grave e de risco sendo que mãe terá que cumprir várias exigências em relação aos cuidados e atenção ao filho. Além do COnselho Tutelar, a família será acompanhada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.