Rio Claro inicia nesta sexta-feira (1º) a campanha Fique Sabendo, que amplia a testagem de HIV e sífilis no município e inclui ações de orientação à comunidade. A data de início da campanha marca também o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Durante a campanha, realizada ao longo do mês de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde intensifica ações preventivas e amplia o acesso a exames gratuitos para identificar precocemente o vírus HIV e casos de sífilis.

Nesta sexta-feira, os testes serão realizados no Bom Prato, das 10 às 13 horas e das 13 às 16 horas. Os testes rápidos de HIV e sífilis também serão realizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, em horários que variam de acordo com a programação de cada unidade. É importante que o paciente entre em contato com a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste. O Sepa também realiza a testagem, basta entrar em contato pelo telefone 3533-3350. O resultado fica pronto em poucos minutos.

“A testagem é fundamental para o diagnóstico precoce da infecção e acompanhamento do paciente, além de interromper a cadeia de transmissão”, observa Camila Fontana Rovari, responsável pelo setor de atenção primária da Fundação Municipal de Saúde.

Atualmente, em Rio Claro, cerca de 900 pessoas com HIV realizam o tratamento no Sepa. Neste ano foram diagnosticados 26 novos casos de pacientes com HIV.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Suavização de valetas têm continuidade em Rio Claro

Fim de semana ensolarado em Rio Claro, sem chuvas

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024