Ações de combate à tuberculose são realizadas em Rio Claro

Ações de combate à tuberculose são realizadas em Rio Claro

Até o fim do mês as ações de combate à tuberculose seguem intensificadas em Rio Claro. A Fundação Municipal de Saúde intensificou nas unidades de saúde a busca ativa por novos casos da doença. Nesta sexta-feira (24) foi realizado evento no Jardim Público para alertar a comunidade sobre a doença.

“Tuberculose tem cura, mas para isso é necessário que o paciente realize o tratamento com responsabilidade e comprometimento”, alerta Vaniele de Souza, interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica.

O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão da doença.

Durante as atividades no Jardim Público foram realizadas orientações sobre tuberculose, coleta de exames de tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Equipe do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais estarão no local para realizar testagem de HIV, sífilis e hepatites. A ação também envolveu a Vigilância Epidemiológica, Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e atenção básica da Fundação de Saúde, além da Etec Armando Bayeux da Silva e Secretaria Municipal de Turismo.

A campanha de combate à tuberculose prossegue até o fim do mês. Nas unidades de saúde estão sendo organizadas rodas de conversa com a comunidade e orientações, o que incluem painéis informativos. Ações no sistema prisional também fazem parte da campanha.

A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse e espirro de pessoas que convivem com o doente sem tratamento adequado. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência caso apareçam sinais e sintomas de tuberculose e é de extrema importância que as pessoas que convivem com doentes de tuberculose também sejam avaliadas. Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito.

O tratamento é realizado apenas pela rede pública de saúde e o acesso se dá por meio dos serviços da rede de atenção à saúde da Fundação de Saúde de Rio Claro.