Equipe é constituída por integrantes do Ministério Público (MP), Guarda Civil Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, Polícia Civil e também autoridades da Prefeitura de Rio Claro

Lucas Calore

Desde o início da nova gestão municipal, os comerciantes de Rio Claro estão sendo fiscalizados pela FIA – Força Integrada Azul, uma parceria entre a Prefeitura, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil (RC), Ministério Público (MP), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil.

O serviço vem realizando ações em estabelecimentos comerciais, incluindo os que permanecem abertos no período da noite. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Governo, desde o início deste ano foram feitas aproximadamente 100 averiguações nesse tipo de estabelecimento da cidade, mediante reclamação de perturbação de sossego ou outras denúncias registradas pela Ouvidoria Municipal.

Desse total, 20 foram fechados e reabertos após as adequações exigidas. Neste momento existe um bar/lanchonete fechado pela fiscalização da prefeitura para adequações.

Críticas                

Em enquete com a população, os cidadãos ficam divididos quanto ao apoio a essas ações. Já Lucas Rodrigues pontua de forma contrária. “Um absurdo, tirando o ‘ganha-pão’ dos comerciantes e o lazer das pessoas, já que na cidade não tem nada para fazer. Lembrando que só é válido a pequenos bares da periferia, porque os da elite ficam intactos”, comentou. André Teixeira também ressalta que “tudo isso só pra atrasar quem está trabalhando. Não vejo diferença alguma com esses fechamentos dos bares”, afirmou.

Natalia Mangini comenta que as leis devem ser cumpridas. “Qualquer estabelecimento, seja ele qual for, se tiver irregularidade, tem que ser averiguado e cumprir as leis”, opinou. O mesmo tipo de reflexão tem a leitora Val de Andrade. “Se há leis, têm que ser aplicadas. Seja do maior ao menor. Resolvendo o problema, tudo funcionará normalmente”, disse.

Caça-níqueis

O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, Dr. Gilberto Porto Camargo, ressalta que o objetivo das fiscalizações, além da própria regularidade dos bares mediante os alvarás de funcionamento emitidos, é também combater jogos de azar.

Denúncias

A Prefeitura de Rio Claro informa que a comunidade pode fazer reclamações sobre estabelecimentos fora de ordem pelos telefones 156 (Ouvidoria Municipal) ou 3526-7105, e pelo WhatsApp 99495-9124. Ao informar o caso, é preciso fornecer o endereço completo do estabelecimento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.