A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) apresentou nessa sexta-feira (17) uma proposta para a Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento, do titular Ricardo Gobbi, para propor a criação de um novo Comitê de Gerenciamento de Crise Econômica na cidade. A finalidade é tornar-se um apoio aos agentes de governança no sentido de iniciar a flexibilização da abertura responsável do comercio local, a partir do dia 23 de abril.

A iniciativa, segundo o gerente Clóvis Delboni, surge em meio à crise da pandemia do coronavírus e a necessidade de se discutir medidas de enfrentamento às perdas econômicas. “A roda da economia local deixou de girar. O tradicional comércio de rua fechou suas portas. Entretanto os custos operacionais continuam a existir e a ser cobrado pelos credores. A Acirc respeita os decretos de quarentena, entretanto não podemos deixar de ouvir os empresários a relatar suas dores”, comenta. Caso seja aprovada a proposta, o Comitê de Gerenciamento poderá ser formado pelas entidades empresariais, empresários, sociedade civil, o Poder Legislativo e o Poder Executivo.

A ideia ganhou apoio do vereador Thiago Yamamoto (PSD), que havia procurado a entidade para se debater o mesmo assunto. O parlamentar articulou a entrega de um ofício ao Poder Executivo solicitando atenção à demanda da Acirc. Yamamoto comenta que tal atitude “vem de encontro com a necessidade de olhar para a sociedade de maneira mais ampla buscando ao mesmo tempo cuidar da saúde física e financeira da população de Rio Claro”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.