Laura Tesseti

Muitas pessoas esquecem os perigos oferecidos pela rede elétrica. A eletricidade é fundamental para que todos possam viver de uma maneira mais eficiente, e a falta de energia acarreta muitos problemas, pois, depois de descoberta, ninguém mais vive sem essa melhoria.

Mas existem diversos cuidados que precisam ser tomados para que a vida das pessoas não sejam colocadas em risco com acidentes envolvendo fios e postes pelas ruas da cidade, onde o uso é comum.

Segundo a gerente de segurança e meio ambiente da Elektro, Karine Torres, a maioria dos acidentes ocorre devido ao toque acidental de algum objeto na rede elétrica.

“As pessoa se esquecem de que o contato com um cabo energizado pode matar. Em 2015 tivemos um acidente em Rio Claro, em que um trabalhador encostou um vergalhão no cabo energizado e felizmente não teve maiores consequências, mas poderia ter morrido. Temos casos de vergalhões, calhas e antenas que tocaram a rede e causaram acidentes graves. Outro ponto importante é quanto à utilização de cerol nas linhas de pipa. Os adolescentes e crianças não imaginam que o cerol pode cortar um cabo energizado e cair sobre uma pessoa, por exemplo, causando uma fatalidade”, explica Torres.

Segundo a gerente de segurança e meio ambiente da Elektro, Karine Torres, a maioria dos acidentes ocorre devido ao toque acidental de algum objeto na rede elétrica
Segundo a gerente de segurança e meio ambiente da Elektro, Karine Torres, a maioria dos acidentes ocorre devido ao toque acidental de algum objeto na rede elétrica

Algumas recomendações básicas são dadas para que os acidentes seja evitados. São elas: jamais empine pipas próximo à fiação elétrica; se a pipa ficar presa nos fios da rede elétrica, não tente tirá-la de nenhum jeito; não use linha com cerol e não use fios metálicos para empinar pipas.

Para quem realiza trabalho na área rural, o indicado é, ao usar máquinas agrícolas, manter-se longe dos fios elétricos; nunca fazer queimadas: elas podem danificar a rede elétrica; ter os mesmos cuidados com caminhões graneleiros e basculantes e não deixar a vegetação chegar próximo de fios e postes.

Finalizando, a gerente de segurança e meio ambiente dá dicas gerais. “Não devemos nos aproximar de fios partidos, também não devemos subir em postes. É fundamental que as pessoas não energizem cercas e nem façam ligações clandestinas. Não se deve instalar antenas próximo à rede elétrica, assim como não podar árvores próximo à rede, mas sim chamar pessoas especializadas para realizar o serviço”, fala Karine Torre.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.