O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que tanto a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, como sua sede administrativa, no bairro Cidade Nova, serão desligados das 8h45 às 13 horas.

A medida será necessária por conta de novo trabalho de manutenção no sistema elétrico que será realizado pela Elektro, visando melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica no bairro onde está localizada a ETA 1 e a sede administrativa da autarquia. Ação semelhante foi realizada pela concessionária de energia elétrica da cidade no dia 25 de janeiro.

De acordo com a Elektro, é necessário interromper o fornecimento de energia elétrica para que os eletricistas façam esse trabalho com segurança. No comunicado enviado por e-mail ao Daae, também informam que “excepcionalmente, esta programação poderá ser alterada ou cancelada sem prévio aviso”.

Com isso, pode ocorrer baixa pressão ou breve interrupção no fornecimento de água no distrito de Assistência e nos bairros: Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Jd. Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antônio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico, Porto Fino e bairros próximos.

O Daae ressalta que ter caixa d’água nas residências diminui os transtornos em ocasiões como esta e ressalta a importância de a população fazer sempre o uso consciente e sem desperdícios da água.

Serão feitas descargas na rede, mas o retorno da pressão do abastecimento ocasiona arraste de incrustações presente nas tubulações, o que pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas por conta da pressão na rede, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A ETA 1 fica no bairro Cidade Nova e é responsável por 40% do abastecimento de água de Rio Claro. Os outros 60% são abastecidos pela ETA 2, que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi e seguirá funcionando normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.