Entrada do Abrigo, que promove quermesse e leilão neste fim de semana para arrecadação

Fabíola Cunha

Entrada do Abrigo, que promove quermesse e leilão neste fim de semana para arrecadação
Entrada do Abrigo, que promove quermesse e leilão neste fim de semana para arrecadação

Acontece neste fim de semana a tradicional quermesse e leilão do Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, que passa por completa reestruturação de sua cozinha.

Neste sábado (11) a quermesse acontece depois da missa das 19h, oferecendo quitutes como cuscuz, pastel, espetinho, doces, bombons, bebidas, frango à passarinho, além de shows de cantores locais. No domingo (12) haverá leilão de gado, a partir das 15h, seguido de quermesse.

O padre Éverson Damian Lunardi, coordenador do Abrigo, explica que diariamente são preparadas cerca de 600 refeições, consumidas pelos 98 idosos (5 refeições diárias), 60 funcionários e também os voluntários. Segundo ele, a nova cozinha é construída de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária: “É quase como construir um Abrigo novo, pois a cozinha tem sala especial para preparo dos alimentos, separando vegetais de carnes, por exemplo, e sala para higienizar equipamentos, além de dispensa e refeitório”, explicou ele em recente entrevista à Rádio Excelsior Jovem Pan AM, 1410 khz.

Para Nardi é importante realizar a quermesse no próprio Abrigo, pois leva a festa para os idosos que ali residem, que raramente participam de atividades como essa.

Criado em 1911 como parte das obras da associação Vicentina e coordenada pelo padres Orionitas a partir de 1950, o Abrigo São Vicente de Paulo realizava trabalhos com o idosos que se encontravam na rua, abrigando-os e lhes dando assistência. Ao mesmo tempo, um olhar carinhoso se dirigia às crianças e adolescentes carentes da região. Na década de 20 do seculo passado foi aberta a casa dos meninos denominada “Cidade dos Meninos Monsenhor Botti”.

Com a presença dos Padres de São Luís Orione em 1954 a casa passa por reformas e ampliações. São muitos os adultos de hoje, alguns já avós que recordam felizes o tempo da juventude em que eram instruídos e animados pelos religiosos de São Luís Orione no chamado Centro Educacional Dom Orione (Cedo).

Sustentado pelo amor a Deus e aos pobres, apoiado pelo esforço dos apóstolos da caridade e pela comunidade cristã, o Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, hoje, atende exclusivamente os idosos a partir dos 60 anos, respeitando princípios, crenças e valores.O Abrigo fica na Rua 1, 270. Informações: (19) 3524-3188 e 3534-0232.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.