A arrecadação de lacres de alumínio, que é trocada por cadeira de rodas, é realizada na escola desde 2012. Nas duas trocas anteriores, as entidades beneficiadas foram Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria e Hospedaria de Emaús.

Divulgação

A Escola Municipal “Pastor Nephtali Vieira Junior” vai entregar nos próximos dias uma cadeira de rodas ao Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo. A cadeira foi obtida por meio da arrecadação de lacres de alumínio realizada pelos alunos. A troca dos lacres pela cadeira de rodas foi feita na terça-feira (27) por representantes da Centrovias. A iniciativa faz parte do Programa Voluntários Arteris que, por meio do projeto Lacre Amigo Arteris, arrecada lacres de alumínio para serem trocados por cadeiras de rodas.

Para conseguir a cadeira de rodas, os estudantes arrecadaram cerca de 300 mil lacres que encheram 120 garrafas pets. “Com pequenos gestos, conseguimos fazer mais uma troca para beneficiar uma nova entidade”, explica Márcia Clemente, professora responsável pelo projeto na escola.

A escola faz arrecadação de lacres de alumínio desde 2012, após um treinamento com a Centrovias. Essa foi a terceira troca realizada pelos alunos. Nas duas trocas anteriores, uma cadeira de rodas foi entregue ao Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria e a outra para a Hospedaria de Emaús.

Em Rio Claro, a prefeitura desenvolve o projeto Lacre de Rodas, por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, e a Comissão Ambiental A3P. A ação ambiental também conta com apoio da torcida Veloucura (Velo Clube), da Embaixada da República do Corinthians de Rio Claro e da Assessoria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “O objetivo é mostrar para as crianças a importância da reciclagem e que cuidar do meio ambiente também é cuidar do próximo”, diz Leonardo Andrade, gerente do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente.

PARTICIPE

Quem quiser participar do projeto pode depositar os lacres nos pontos de coleta instalados nas secretarias da Educação e Meio Ambiente, localizadas no Núcleo Administrativo Municipal (NAM – Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana); no Paço Municipal (Rua 3, entre as Avenidas 5 e 3, Centro); na sede da Torcida Veloucura no estádio Benitão (Rua 3, entre as Avenidas 19 e 21, no bairro Saúde); no bairro Saúde, na Embaixada da República Popular do Corinthians (Avenida Visconde do Rio Claro, 205, próxima ao Lago Azul); ou no Espetinhos Tabajara (Avenida 22, entre as Ruas 1 e 2, 169, Centro).

Interessados em implantar um novo ponto de coleta em estabelecimentos comerciais ou condomínios devem encaminhar e-mail para [email protected] ou ligar para o Departamento Municipal de Resíduos Sólidos, 3522-1981.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.