Com mais de 110 anos de existência, o Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo é uma das principais instituições de assistência social de Rio Claro. O Asilo abriga 86 idosos de ambos os sexos a partir da idade de sessenta anos em quartos coletivos ou individuais, em período integral. Tudo isso é possível devido às doações e trabalhos voluntários e no momento a instituição está precisando de alimentos mais utilizados nas mais de 430 refeições servidas diariamente.

“No momento precisamos de açúcar, leite, feijão, arroz, pó de café e molho de tomate, é o que se faz mais urgente. São cinco refeições para alguns e outros têm uma dieta especial e acabam fazendo mais com a indicação da nutricionista que atende todos os idosos. Com a idade vai perdendo nutrientes e o organismo não mais aproveita o que se come, então é necessária a utilização de suplemento nutricional e isso é muito caro pra gente”, diz padre Everson Lunardi, responsável pelo Asilo.

A instituição conta com uma farmácia que fornece gratuitamente cerca de mil medicamentos diários recebidos por doações. Uma grande brechó comercializa a preço simbólico roupas, sapatos, eletrodomésticos e outros itens doados por colaboradores para angariar fundos. Além disso, os próprios idosos mantêm uma horta de onde utilizam os alimentos nas refeições diariamente.

“O brechó é uma grande fonte de renda, afinal nem tudo os idosos podem usar e não dá pra guardar tudo, então vendemos e conseguimos suprir algumas necessidades. Utilizamos aqui mais de mil medicamentos para os idosos e os que não usamos a farmácia distribui. Já chegamos a atender mais de 2.600 pessoas quem vêm buscar medicamentos, então se você tiver algum remédio em casa que não usa mais, dentro da validade, traga pra gente. Temos também a nossa horta onde seis idosos trabalham nela e se ocupam, já que não podem mais sair, além do que alimentos plantados fazem parte do cardápio”, fala o padre.

Em comemoração ao centenário, o Abrigo ganhou novas instalações e reformas como: um novo prédio administrativo, salas de atendimento psicossocial, farmácia interna, farmácia assistencial, sala de recursos humanos, setor financeiro, marketing, telemarketing e diretoria, além de uma sala de reuniões, novos vestiários e banheiros para todos os funcionários.

“Tivemos até uma ajuda que veio da Itália, quando conseguimos reformar os quartos, a lavandaria e também o prédio da administração para poder acolher melhor a todos. Uma grande conquista que só foi possível com a ajuda de todos. Por isso se tiver condições nos ajude”, finaliza o padre Everson Lunardi.

O princípio norteador da assistência é promover atendimento de qualidade para um envelhecimento ativo, saudável e que promova a iniciativa pessoal, autonomia, solidariedade, interação social e resgate de vínculos familiares, além de acesso a políticas públicas.

Doações

As doações podem ser entregues na recepção do abrigo nos seguintes horários: domingo a domingo, das 7h às 18h. Quem preferir, pode doar em dinheiro também através do PIX: 56.393.747.0001-01 (CNPJ). Para mais informações: (19) 3524-3188/3534-0232.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.