Laura Tesseti

O Abrigo São Vicente de Paulo, localizado na Rua 1, no bairro Saúde, em Rio Claro, celebra no mês de setembro 106 anos de sua fundação. A instituição é considerada uma das mais sólidas em relação ao trabalho desenvolvido na comunidade de Rio Claro e recebe idosos do município e também da região.

“Atualmente temos 82 idosos que moram aqui em período integral e temos 30 que participam das atividades do Centro de Convivência do Idoso, mantido através de subsídios da prefeitura e da Igreja Nossa Senhora da Saúde de Rio Claro. O prédio é localizado dentro do Abrigo e esses idosos entram no período da manhã e no fim do dia vão para suas casas, diferentemente dos que aqui habitam”, explica o padre responsável pela instituição, Everson Damian Lunardi.

O Abrigo é mantido principalmente devido às contribuições da comunidade e também de empresas de Rio Claro e região. Segundo padre Everson, os subsídios que vêm dos poderes municipal e estadual custeiam apenas 8% das despesas do local. “Felizmente podemos contar com o apoio e ajuda da comunidade, que é a grande responsável por manter a obra, com muitas doações e contribuições, pois as contas chegaram e precisamos pagá-las. Temos nosso departamento de telemarketing que liga pedindo a colaboração de todos e também recebemos aqui diretamente no Abrigo, basta fazer contato pelo telefone (19) 3524-3188”, fala.

Uma confraternização aconteceu na tarde de terça-feira (26), no salão de festas da instituição, e contou com a participação dos idosos, do grupo de colaboradores e também de familiares dos moradores
Uma confraternização aconteceu na tarde de terça-feira (26), no salão de festas da instituição, e contou com a participação dos idosos, do grupo de colaboradores e também de familiares dos moradores

FESTA

Uma confraternização foi realizada na tarde de terça-feira (26), com todos os colaboradores do Abrigo São Vicente e com os moradores e idosos que participam das atividades ao longo do dia no local. “Fizemos essa festa para celebrar o aniversário da instituição, com bolo, refrigerante, salgadinho, doces e presentes para os aniversariantes do mês e recebemos as famílias deles também. Temos o hábito de fazer um encontro sempre no fim do mês e é sempre produtivo”, finaliza o padre.

Quer ajudar? As doações são sempre bem-vindas, mas visitas também. Elas são permitidas às terças, quintas e domingos, das 13 às 17 horas.

Missas

O Dia de São Vicente de Paulo, padroeiro da instituição, é celebrado nesta quarta-feira (27) e, para comemorar, uma programação religiosa acontece no local. A partir das 7 horas, acontece uma missa de abertura. Já às 10h30, uma celebração e, às 19 horas, uma missa de encerramento. População é convidada a participar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.