O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo é uma das principais instituições assistenciais de Rio Claro. O local, que fica na Rua 1, número 270, abriga atualmente 87 idosos, a maioria dependente, de ambos os sexos a partir da idade de sessenta anos em quartos coletivos ou individuais, em período integral.

À frente do Abrigo há 10 anos está o padre Everson Lunardi, que acompanha todo o trabalho de perto. Ele explica a importância de atos solidários e doações aos longo dos 111 anos de existência do local: “A ajuda da população é de fundamental importância neste trabalho diário. Queremos aproveitar esta época do ano, o espírito natalino, para mais uma vez reforçarmos a nossa despensa com alimentos para os idosos. As pessoas podem nos ajudar doando arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, açúcar, café, molho de tomate, fubá, chocolate em pó, biscoitos doces e salgados, entre outros itens, inclusive de limpeza”.

Ele ainda pontua que a demanda é grande e que no início do ano as doações sofrem uma queda: “Temos uma estimativa que por dia aqui é consumida uma média de sete quilos de arroz, seis quilos de açúcar, sete pacotes de café, de três a cinco quilos de feijão, quatro a cinco quilos de macarrão. A parte da limpeza também demanda muito material, pois temos 74 banheiros que são limpos e higienizados todos os dias”.

A entrega dos alimentos pode ser feita no próprio Abrigo, de segunda a segunda, das 7 da manhã às 18 horas. O telefone é o 3524-3188. Quem preferir pode doar em dinheiro também através do PIX: 56.393.747.0001-01 (CNPJ).

A instituição conta ainda com uma farmácia, que fornece gratuitamente cerca de mil medicamentos diários recebidos por doações, e um brechó que comercializa a preço simbólico roupas, sapatos, eletrodomésticos e outros itens doados.

Trabalho

Para atender aos 87 idosos, trabalham no Abrigo atualmente 66 funcionários divididos em quatro turnos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.