Abertura da Semana da Mulher acontece nesta quarta-feira (8)

Abertura da Semana da Mulher acontece nesta quarta-feira (8)

A abertura da Semana da Mulher – “Mulher Independente e Empregabilidade” acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 9 horas, no teatro do Centro Cultural. O evento é aberto ao público e marca oficialmente o início da programação. A Semana da Mulher é uma realização da prefeitura municipal de Rio Claro, por meio da Assessoria dos Direitos da Mulher e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, presidida pela vereadora Carol Gomes.

O evento, que vai contar com a presença da primeira-dama Bruna Perissonotto, da vereadora Carol Gomes e demais autoridades municipais femininas, terá depoimentos de mulheres empreendedoras. “Será um espaço para que essas mulheres compartilhem suas experiências e incentivem outras mulheres na busca da independência financeira. O objetivo dessa autonomia é ajudar mulheres a saírem de situações de risco devido a dependência financeira de seus parceiros”, enfatiza a assessora dos Direitos da Mulher, Letícia Machado.

VOZES DO EMPREENDEDORISMO

As mulheres empreendedoras que falarão no meet up “Superando Barreiras: histórias de superação e depoimentos de mulheres que deram a volta por cima em busca de sua

independência financeira” são: Rosana Roberto, da Moda Afro; Patrícia Gonçalves, fotógrafa do Estúdio 90; Zilda Souza Nascimento, do Artesanatos em EVA e Tecidos; Sandra de Souza, da Artes das Guloseimas; e Sandra Chiarinotti, do Meu Quintal das Suculentas. 

A atividade conta ainda com a exposição Retratos Femininos – da Produção Sensível à sua Conservação do fotógrafo Marcos Lima e que tem curadoria de Caroline Suzuki. Na ocasião será servido um café da manhã, oferecido gentilmente pelas empresas parcerias Bolos da Madre, Day OFF e Supermercado Enxuto.

A atração musical ficará por conta de Aracy Stein, Eduardo Luiz e Valentim Silva.

PROGRAMAÇÃO

Com uma programação que vai até o dia 5 de abril, a Semana da Mulher terá programação variada e que vai contar com Rodas de conversas, feiras de microempreendedoras, cine-mulher, workshops, palestras, entre outros. “O objetivo é dar subsídio para as mulheres para que possam se tornar empreendedoras, além de conscientização em relação à mulher e seus direitos. Inclusive algumas atividades são destinadas somente para usuárias do Cras e Creas e de grupos de Rio Claro e tem a finalidade de chegar na ponta, ou seja, para as mulheres que mais precisam. Mas temos também diversas atividades abertas a todos”, finaliza Letícia.

QUARTA- FEIRA – 08/03 – 9h – ABERTURA DO EVENTO DA SEMANA DA MULHER. Local: Centro Cultural. Com apresentação do Grupo Seresta de Rio Claro, exposição física “Retratos Femininos: da produção sensível à sua conservação. Café da Manhã e meet up “Superando Barreiras: histórias de superação e depoimentos de mulheres que deram a volta por cima em busca de sua independência financeira”.

13:30 às 17 h – Oficina de auto make – Grupo Arte e Encanto 4 Estações e Casa de Cultura Paulo Rodrigues. Local: Rua 4, nº 583, Centro (entre avenidas 11 e 13). Informações: (19) 99759-1657.

14h – Palestra “Violência Doméstica e Recomeço de Vida” Palestrante da Patrulha Maria da Penha. Palestrante Sônia Mantovani (Assistente social e assessora da secretária da secretaria da segurança e defesa civil). Local: Auditório do NAM. Organização CIPA.

15:30h – Palestra “A mulher por trás das mães de filhos com autismo”, palestrante: Fernanda Carolina do Carmo (professora de educação especial). Local: Auditório do NAM. Organização CIPA.

19h – Entrega das moções de aplausos para as mulheres microempreendedoras da cidade de Rio Claro. Local: Câmara Municipal.

QUINTA – FEIRA – 09/03 – 13h– Projeto “Oficina de Arte e Reciclagem” Marili Ferro Coordenadora do Grupo Vida Ativa com membros do próprio grupo.

18h – Fotografia para mulheres. Coordenadora Gabrieli Lopes Filipi. Para usuárias CREAS.

SABADO 11/03 – 10hrs – Apontamentos sobre Feminismo Negro nas Artes. Reflexões sobre ações antirracistas. Descontração e Letramento com Jussara de Paula Justino e apresentação do grupo de mulheres Ilú de Cadence. Local: Casarão da Cultura.

15h às 20h – Mulheres que fazem empreendedorismo – Grupo @MulheresEmpreendedorasRC. Local: Rua 5 JP particular nº 50, entre AV 46 e 50, jardim Portugal).

A partir das 15h – Chá da tarde com o tema: independência feminina e autoestima. Projeto da Rua para a Casa. Local: Av. 54 pã, n 131, Jardim das Paineiras.

20 h – Ginástico – “Mulheres que cantam e encantam – Homenagem a Gal Costa”.

10h às 14 h – FEIRA DE MICROEMPREENDEDORAS. Local: Escola CAIC (AV. 18 BR, 401 – Jd. Brasília).

DOMINGO – 12/03 – Feira das Pretas. (AV 19 com rua 15, próximo a Grassifis) 10 – 12 h: workshop de tranças; oficina de escrita; oficina deturbante. 14 h– Conversa sobre saúde mental das mulheres negras e autocuidado.

11:00 – 13:00 – Local: Filarmônica de Rio Claro (Entrada pelo portão da AV 5). Grupo Seresteiros de Rio Claro apresentam: Seresta em homenagem as mulheres.

14h às 17h – Mulheres que fazem empreendedorismo – Grupo @MulheresEmpreendedorasRC. Local: Rua 5 JP particular nº 50, entre AV 46 e 50, jardim Portugal).

20 h – Grupo Ginástico Rio Clarense – “Mulheres que cantam e encantam – Homenagem a Gal Costa”.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue