O Leão retorna na noite de hoje (26) às 20h contra o Pinheiros, em São Paulo, ao Novo Basquete Brasil, maior competição da modalidade do país. A equipe se licenciou da última edição devido à falta de patrocinadores e retorna na edição de número 14 da competição nacional.

Após a disputa no Campeonato Paulista, quando foi eliminado no playoff quartas de final pelo São Paulo, a diretoria do Leão manteve boa parte da equipe. Disputarão o NBB-14 o armador Cassiano Bueno, Arthur Pecos, os alas Betinho e Jackson, os alas/pivôs Pastor, Diego Conceição e Arthur, os pivôs Douglas Nunes e Lucão. Foram contratados o pivô Anderson Rodrigues, de 27 anos e 2,07 metros. O atleta estava no Osasco Basket na disputa do Campeonato Paulista de Basquetebol, o armador Juan Pablo Figueroa, de 35 anos, que já atuou pelo Leão na disputa do NBB-12 em 2019/2020, e o ala norte-americano Jalen Dean Jones, de 26 anos, que já atuou no São Paulo FC com média de 3,7 pontos, 1,6 rebote, 0,7 assistência com 3,8 de eficiência. Jones ainda não foi integrado ao elenco devido a problemas particulares.

O técnico Fernando Penna destaca o esforço para o retorno do Leão ao NBB e do alto nível que a competição terá.

“A equipe foi se preparando e montando durante a disputa do Campeonato Paulista, onde tivemos algumas dispensas e outras contratações, já que o nível do NBB é alto. Temos uma cidade apaixonada pela modalidade e tenho certeza de que teremos esse apoio que será muito importante. É um recomeço, sabemos que é uma competição com times com um investimento maior que o nosso, mas temos que ser gratos aos patrocinadores e à prefeitura municipal através da Secretaria de Esportes em poder voltar a competir no maior campeonato de clubes do Brasil”, disse Penna.

O sistema de disputa será no formato de jogos de ida e volta. Além disso, em decisão tomada em conjunto pelos clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento na temporada 2021/2022 do NBB.

Presente desde 2018 no calendário da LNB, a Copa Super 8 também foi mantida para essa temporada. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Basketball Champions League Américas (BCLA), da FIBA, na temporada subsequente. A competição acontecerá em janeiro de 2022.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Rio Claro FC faz jogo decisivo contra o XV de Piracicaba