A causa animal na cidade de Rio Claro é muito forte. Tudo isso por conta da quantidade de pessoas engajadas no tema e atuantes em diversas frentes na Cidade Azul.

Uma das formas de mostrar esse trabalho feito pelos chamados protetores é a forma como está sendo conduzida a situação dos animais de Rita Antunes de Souza, de 65 anos, carinhosamente conhecida como Dona Rita, que faleceu no final do mês de março, decorrente da Covid-19. A doença levou também seu marido, Evaldo Gomes Beato, de 63 anos.

No início, eram 68 animais cuidados por Dona Rita e foi a partir da necessidade da família em cuidar de todos que nasceu o movimento “Ampara Dona Rita” no município.

Giselle Pfeifer fala em nome dos protetores e voluntários e conta que em menos três meses foram doados mais de 40 cães de forma responsável e que atualmente 21 ainda buscam um novo lar.

“A melhor forma de ajudar é a adoção, mas também contamos muito com o trabalho de quem pode dar o lar temporário, onde todas as despesas são custeadas pelo movimento e também as arrecadações que recebemos. Quem quer ajudar pode doar ração, remédios, basta entrar em contato nas nossas redes sociais ou através do telefone (19) 98161-6373. Estamos no Instagram e também no Facebook onde tem fotos dos animais”, explica.

Comunidade participa ativamente da causa animal com doações e campanhas

Sobre a ajuda da população em relação aos animais, é possível perceber que o município possui uma parcela da população consciente e focada em dar uma qualidade de vida melhor a esses animais.

Giselle Pfifer, uma das voluntárias do “Ampara Dona Rita”, avalia Rio Claro como uma cidade privilegiada.

“Eu sempre costumo dizer que nosso município é privilegiado em relação à causa animal, pois as pessoas ajudam, sempre prestativas, temos muitos protetores e a comunidade em si também participa muito, comprando rifas, itens vendidos pelas voluntárias”, comenta.

CANIL MUNICIPAL

Outra forma de ilustrar como a população costuma abraçar a causa é observar o que acontece no Canil Municipal de Rio Claro, localizado no Distrito Industrial.

Leandro Geniselli, secretário de Meio Ambiente da prefeitura, explica que o local está sempre de portas abertas para o trabalho voluntário e que recebe praticamente todos os dias essa ajuda de grande valia.

“Temos na cidade uma grande quantidade de protetores e voluntários, o que é excelente para nossos animais, pois são cada vez mais simpatizantes e pessoas envolvidas zelando pela qualidade de vida e segurança desses animais. Recebemos aqui constantemente voluntários que costumam passear com os animais, para que saiam da baia um pouco, também temos forte apoio nas campanhas que fazemos, recebemos muitas doações da comunidade, como cobertores, remédios e, por aqui, sempre há espaço para quem ama os animais e quer ajudar de alguma maneira, basta entrar em contato pelas redes sociais ou então pelo telefone, que é (19) 3532-4115”, explica o secretário.

Atualmente o Canil Municipal tem em média 130 cães, 35 gatos e cinco equinos. E está presente também no Instagram @canilmunicipalrc, com fotos dos animais prontos para adoção.
O Jornal Cidade possuí uma coluna, a “JC Adote”, que sai todos os domingo no Suplemento Social com animais do Canil, de ONGs e instituições buscando um novo lar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho