O inverno chegou e os campos de girassóis na região rural de Rio Claro começam a ficar floridos, assim como as redes sociais, repletas de fotos de quem visita as paisagens para curtir bons momentos e eternizar lindas lembranças

Chegou a época de passar pelas estradas rurais e encontrar, principalmente na região de Rio Claro, infindáveis plantações de uma das flores mais simples e belas que a natureza possui, o girassol. O inverno chegou e com ele o cultivo dessa planta também. Predominantemente desta época do ano, o girassol é nativo da América do Norte, cultivado nos cinco continentes e superversátil, podendo-se obter dele diversos nutrientes.

De acordo com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o girassol é uma cultura de ampla capacidade de adaptação às diversas condições de latitude, longitude e fotoperíodo. Nos últimos anos, vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos, principalmente após a soja na Região Centro-Oeste. A maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, principalmente potássio, são alguns dos fatores que têm possibilitado sua expansão e consolidação como cultura técnica e economicamente viável nos sistemas de produção.

Ronaldo Maimone é proprietário do Sítio Santo Antônio e juntamente com sua família cultivam a planta há cerca de 25 anos. E, neste ano, são cerca de 55 hectares plantados na região rural de Rio Claro, entre o bairro Cachoeirinha e Ajapi.

“Cultivamos girassol há mais ou menos uns 25 anos, é uma cultura de inverno, para fazer uma cobertura do solo e para deixar essa paisagem bonita e para ser rentável também. Depois que ele seca, colhemos, separamos a semente e vendemos para servir de alimento para pássaros”, explica.

Ronaldo Maimone e sua família cultivam girassóis há cerca de 25 anos e em 2022 a extensão do cultivo é de 55 hectares em uma área no bairro Cachoeirinha, entre a zona rural de Rio Claro e Ajapi

NAS REDES

Outros lugares que ficam preenchidos pela beleza dos girassóis além dos campos são as redes sociais. Basta os campos começarem a florir que as páginas pessoais são inundadas de fotos de amigos e familiares posando em meio à paisagem formada no mar amarelo das flores encantadoras.

E as visitas são muito bem-vindas nas plantações da família de Maimone.

“Recebemos muitas visitas de pessoas aos finais de semana por aqui nesta época do ano, de todas as cidades da região, claro que sempre muito mais gente de Rio Claro e das cidades vizinhas, mas as pessoas costumam vir de fora também para ver os girassóis, tirar fotos, conhecer a plantação, admirar a paisagem”, conta o produtor.

A receptividade é grande e todos são sempre bem-vindos, segundo Ronaldo, mas a recomendação é para que as pessoas não fiquem mexendo nas plantas para que elas não sejam danificadas e nem tentem levá-las para casa e nem as amassem.

“Nosso objetivo com a plantação é ter um retorno, vamos vender as sementes depois de secas, queremos sempre que as pessoas visitem a plantação, é muito legal ver todos aqui curtindo, aproveitando, tirando fotos, admirando o local, mas sempre com respeito à plantação e à natureza”, fala. O produtor finaliza ainda explicando que no ano passado o plantio não foi feito, apenas no ano retrasado e que em agora em 2022 foi retomado e faz um convite.

“Convidamos todos para vir até aqui, ver nosso cultivo e aproveitar da melhor maneira.”

VISITA E FOTOS EM FAMÍLIA

Luana Keity Grossi Porfirio tem 25 anos e foi pela primeira vez visitar o campo de girassol com a família a convite da sogra, que é fotógrafa e descreveu a experiência como muito alegre.

“Minha sogra resolveu vir até aqui fazer algumas imagens, ela é fotógrafa, sabe que as imagens ficam lindas com esse cenário e resolvemos acompanhá-la para aproveitar e também tirar algumas fotos, é a primeira vez que estamos vindo, eu, meu marido e meus três filhos e também o meu sogro, está sendo uma experiência muito alegre, muito diferente e incrível, com certeza vamos aproveitar muito todas as fotos que estamos fazendo aqui”, relata a jovem. Ah e as fotos vão para as redes sociais, sim.

Luana Keity Grossi Porfirio esteve com a sua família pela primeira vez em um campo de girassol e descreveu a experiência como muito alegre. Sua sogra é fotógrafa e aproveitaram a visita para registrar o momento

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.