Neste 7 de Setembro de 2022, o Brasil comemora 200 anos de sua Independência. A data é marcada pela reabertura de um importante símbolo desta data histórica. Após nove anos, o Museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, será reinaugurado neste feriado.

Os ingressos para visitar o museu foram ofertados nesta segunda-feira (5) pela internet. A retirada, feita pela plataforma Sympla, se iniciou às 10h, mas em poucos minutos o site caiu e os ingressos já estavam esgotados. Inicialmente, foram distribuídos ingressos apenas para a semana de reabertura ao público geral, de 8 a 11 de setembro.

As entradas eram gratuitas e, de acordo com a assessoria do museu, era possível retirar oito ingressos por CPF. Nos primeiros dias, haverá uma programação especial no parque da Independência, em frente ao museu, para marcar a reabertura, com apresentações musicais, shows, projeções e até ‘balé’, com 200 drones.

Em 7 de novembro, o museu começará a cobrar uma entrada de preço equivalente ao dos demais museus públicos, cujo valor ainda não foi informado. Haverá um dia por semana de entrada franca.

Fechado desde 2013, a reforma do Museu do Ipiranga levou pouco mais de três anos para ficar pronta. A expectativa é que de 900 mil a 1 milhão de pessoas visitem o museu anualmente, segundo o governo estadual.

O VÍDEO

Em 30 de maio de 2022, faltando exatamente 100 dias para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, a TV Cultura lançou um clipe da Brasil Jazz Sinfônica em homenagem à data, gravado no Museu do Ipiranga e no Parque da Independência.

O clipe mostra imagens exclusivas dos músicos em apresentações solos executando o Hino da Independência em diferentes espaços do Museu do Ipiranga, ao mesmo tempo que traz recortes dos operários da reforma do Museu extraindo sonoridades de suas ferramentas, num perfeito casamento, apresentando um conjunto rítmico da orquestra com sons da reforma.

Gravado com tecnologia áudio Dolby Atmos, que permite ao espectador uma experiência mais imersiva, o clipe traz ainda a formação completa da Brasil Jazz Sinfônica, com 70 músicos, sob a batuta do maestro Ruriá Duprat, em frente ao Monumento à Independência, no Parque da Independência, apresentando o Hino.

Essa é a forma que a Fundação Padre Anchieta, homenageou a reconstrução de um espaço cultural tão importante para a cultura brasileira, como é o Museu do Ipiranga, além de ressaltar o papel dos trabalhadores que restauram esse símbolo da história nacional.

PROGRAMAÇÃO

7/9, quarta-feira
12h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – “Balé de drones”
Das 18h às 22h – Projeção mapeada na fachada museu
19h – Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e apresentações de Criolo, Leandro Lehart, Margareth Menezes, Larissa Luz, Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Fafá de Belém, Bois Caprichoso e Garantido de Parintins, Gaby Amarantos, João Carlos Martins, Ísis Testa, Juliette, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan, Daniel e Priscilla Alcântara.

8/9, quinta-feira
15h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – Concerto da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h15 – Bala Desejo
20h30 – Silva

Dia 9/9, sexta-feira
15h – Abertura do parque
17h – DJ Luísa Viscardi
18h – Orquestra Jazz Sinfônica
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Melim

Dia 10/9, sábado
Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)
12h – Abertura do Parque da Independência
17h – DJ Clara Cady
18h – Orquestra Jazz Sinfônica
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Gabriel Sater e Sá

Dia 11/9, domingo
12h – Abertura do parque
17h – DJ Clara Cady
18h – “Balé de drones”
18h – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e SP Big Band
18h às 22h – Projeção mapeada na fachada do museu
19h30 – Geraldo Azevedo

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.