FOTO: GUTO PALADINI/ABHIR

Cavaleiros da região participaram da 5ª Etapa do Campeonato Abhir (Associação Brasileira de Cavaleiros de Hipismo Rural), realizada na Hípica Vidotto, bairro Areia Vermelha, em Tietê/SP, nos dias 11 e 12 de setembro.

Foram realizadas provas, entre outras modalidades no Hipismo Rural, Salto e Top Rider’s, com destaque para o cavaleiro João Brasileiro Lopes, de apenas 13 anos, que vem colecionando pódios em várias etapas da competição.

No domingo, na modalidade Hipismo Rural, categoria estreante 0,60 cm ele conquistou o primeiro lugar, montando Red Diamond Style JM. Também ficou na primeira posição na modalidade Top Rider’s (copa rédeas), montando Indigo Varitus Brasil.

Hipismo Rural

Conforme a Abhir, o Hipismo Rural, que nasceu no Brasil, é considerado um esporte hípico muito versátil. Juntos, cavalo e cavaleiro precisam vencer obstáculos naturais (cross country), corridas em terreno plano e montanhoso, alem de provas em picadeiro, com obstáculos móveis em pista armada com figuras montadas com tambores e balizas, saltos e recuos.

A primeira competição, já de acordo com o regulamento, aconteceu em Campos do Jordão (SP). Chamada na época de Cavalo Completo Rural, ela foi rebatizada alguns anos depois pelo jornalista Chuck Woodward, então diretor da revista Hippus, e ganhou o nome de Hipismo Rural.

Conquistando cada vez mais público também fora das pistas, o esporte passou a ter entidade para representá-lo, em 1982 a ABHIR – Associação Brasileira dos Cavaleiros do Hipismo Rural, foi fundada por participantes e acima de tudo, incentivadores da pratica no país, que se reuniram para discutir regras e maneiras de tornar o esporte mais competitivo e profissional.

As mudanças técnicas atingiram também as pistas em que são realizadas as provas. Mais modernas e evoluídas, as competições, antes simples e disputadas contra o cronômetro, passaram a ter obstáculos mais técnicos e tempo limite pré-estabelecido.

Barreiras de segurança também foram criadas para proteger o conjunto e o uso do capacete, colete e perneiras (ou chaparreiras) passou a ser obrigatória a cavaleiros e amazonas

Os critérios para penalização e eliminação do participante foram revistos e se tornaram mais rígidos. Faltas como erro de percurso ou atrasos para apresentação, mandam o atleta mais cedo para casa.

Atualmente, os competidores de Hipismo Rural estão divididos nas categorias, Mini Mirim, Escola, Estreante, Aspirante, Avançados, Cavalos Novos, Performance e Força Livre.

Hoje em dia, a maioria dos animais que participam das competições de Hipismo Rural tem sangue Árabe, mas qualquer raça pode entrar na disputa desde que receba o treinamento adequado.

Top Rider’s

Ainda segundo a Abhir, nessa modalidade, o objetivo principal é promover a integração de modalidades, cavaleiros e hípicas. Além de testar as habilidades dos conjuntos, tais como: versatilidade, condução, rapidez, agilidade, raciocínio e estratégia.

Há vários tipos de provas, com níveis de exigência diferenciados. Fazem parte do campeonato provas de: Copa Rédeas (Salto), Prova Integração, Prova de Valores de Salto, Prova de Valores de Hipismo Rural, Picacross, Duplas de Salto, Duplas de Rural e Prova de Três tambores.

Mais detalhes sobre as características de cada prova, pontuação, categorias, entre outros, podem ser conferidas no site da Abhir – www.abhir.com.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.