Shopia Parente 

O nosso idioma é uma língua complexa e fascinante, muito rica tanto em vocabulário e expressões quanto em formas gramaticais. Mostrar domínio da língua materna é alcançar um patamar de excelência da construção, organização e apresentação de ideias ou pensamentos. Em outras palavras, é expressar-se assertivamente, levando em consideração a enorme variedade própria de qualquer língua. Logo, se você está à procura de um desenvolvimento na carreira ou mesmo de suas habilidades pessoais, a melhor maneira de começar é apropriando-se do português. Para isso, você precisará ler com frequência, mas também pode contar com a ajuda de um professor de português. A seguir, listamos 5 motivos que justificam o estudo do português. Confira!

Tenha uma base para outras disciplinas

Qualquer estudante sabe que para se sair bem nas mais variadas matérias da escola ou faculdade é indispensável entender o conteúdo. A explicação de tal conteúdo, contudo, está por vezes expressa de forma mais rebuscada ou difícil. Logo, o primeiro passo para economizar tempo e impaciência é mesmo ampliar o vocabulário. Outra razão muito comum que causa o mal desempenho nas avaliações, é a má interpretação dos enunciados da prova. Entender ou interpretar a questão corretamente para, então, saber o que fazer é uma das dificuldades eliminadas por quem investe no estudo das minúcias de sua própria língua.

Amplie seu vocabulário e expressões

Uma maneira muito simples de agrupar novas palavras para expressar ideias, evitando, porém, a repetição de vocábulos é a leitura de textos e busca de sinônimos através de sites especializados disponíveis na rede. Quando o aluno volta a aprender português de maneira sistemática ele é motivado a sair de sua zona de conforto e encontrar formas mais eficientes de expor argumentos, teses e diferentes tipos de conteúdos, tornando sua fala e escrita muito mais agradável e interativa.

Obtenha destaque no mercado de trabalho

Muitas empresas usam a redação como método de seleção do candidato. Junto a isso, também irá contar a maneira como o indivíduo se apresenta ao entrevistador. Uma pessoa com pouco vocabulário e pouco domínio das regras da língua, costuma encontrar maior dificuldades para assumir cargos de liderança, por exemplo. Logo, se você deseja subir de posição na empresa, comece a enriquecer a forma como fala.

Aprenda outros idiomas mais facilmente

Indubitavelmente, o entendimento das normas do português facilitará a absorção de uma nova língua. O motivo é simples: o estudante que tem uma base sólida do português poderá comparar sua própria língua ao novo idioma, ajudando o cérebro a perceber e reter com maior rapidez as diferenças ou similitudes existentes.

Mantenha-se bem informado

Falando bem o português, a pessoa terá acesso a uma quantidade incalculável de teses, artigos e notícias sobre os mais variados temas sem ter dificuldade de reler o conteúdo para entende-lo com propriedade. Essa é uma grande vantagem em um mundo onde informação é um fator determinante para o sucesso.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.