Neste domingo (5) é comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A data é uma homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon, o marechal Rondon, que por seus importantes feitos é o Patrono das Comunicações do Brasil.

Nascido em Mimoso (MT), em 1865, Rondon foi o líder do primeiro esforço de grandes proporções para a integração nacional por meio das comunicações.

De 1890 a 1916, ele percorreu mais de 100 mil quilômetros, o equivalente a duas voltas e meia ao redor da Terra, numa missão considerada quase impossível para a época: conectar pelo fio do telégrafo a capital federal, Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do território nacional, como Amazônia, Mato Grosso e a fronteira do Brasil com o Paraguai. Quando acabou o trabalho, Cândido Mariano da Silva Rondon havia instalado sete mil quilômetros de cabos telegráficos.

Essa não foi a sua única grande contribuição para a integração nacional. Ao mesmo tempo em que interligava o Brasil por meio do telégrafo, ele ajudou a demarcar fronteiras, descobriu serras, planaltos, montanhas e rios, elaborando as primeiras cartas geográficas de cerca de 500 mil quilômetros quadrados, até então totalmente desconhecidos nos registros nacionais.

Os Correios e a Comunicação – Com mais de 350 anos de história, os Correios possuem, em sua essência, um importante papel de comunicador. No Brasil-Colônia, as cartas eram o único meio de comunicação à longa distância. Mesmo hoje, com o declínio da atividade postal, a atividade dos Correios ainda é imprescindível. Entre os principais órgãos de Comunicação do Governo Federal, os Correios são o único com presença em todo o país. Por meio de seu compromisso constitucional de garantir o direito de todos à comunicação, a empresa possui um importante papel na integração nacional e na inclusão social dos cidadãos brasileiros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.