Lucas Calore

Novamente a alta temperatura pelas ruas e avenidas de Rio Claro foi motivo de reclamações por parte da população. Na tarde dessa quarta-feira (19), o Ceapla – Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) registrou 37,6°C, o novo recorde do ano de 2016. Na segunda-feira (17) o calor chegou a 37,2°C.

Carlo Burigo, técnico do Ceapla, explica que a temperatura atingida é registrada à sombra. Sob o sol, a sensação térmica é maior. No termômetro existente no Jardim Público, por exemplo, a temperatura era de 40°C.

Verão vindo aí

Ainda estamos na estação da primavera, mas o verão está próximo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, durante a próxima estação, a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado.

Dicas

Além do filtro solar diário, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Evite também a exposição solar entre 10h e 16h (Horário de Verão).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.