Antonio Archangelo

De cada dez internautas que participaram da enquete do Jornal Cidade sobre a operação deflagrada que culminou na condução coercitiva e depoimento do ex-presidente Lula (PT), 9 apoiaram a medida deferida pelo juiz federal Sérgio Moro. Cerca de 88,9% apoiaram a medida em enquete disponível no site do Jornal Cidade (confira abaixo). Outros 11,1% discordaram da medida.

Cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumpriram 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Incluindo, além do ex-presidente Lula, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. “ Se concordo? Foi pouco já devia ter jogado numa cela e largar lá a pão e água”, disse um munícipe.

“Sim, eu concordo, porque ser fosse qualquer outra pessoa, trabalhador, já estaria na cadeia”, opinou outro. “Enquanto isso o ladrão de merenda e o cara do 5 milhões na Suíça pousam de bonzinhos”, fez o contraponto uma cidadã ao lembrar de outros investigados ligados ao PMDB e ao escândalo da Merenda no Estado de São Paulo. “Só não concordo de já estar solto ainda. Já está demorando demais para colocar esse ladrão corrupto atrás da jaula”, opinou internauta.

OPERAÇÃO

Caiu como uma bomba, em Rio Claro, a condução coercitiva de Lula para prestar esclarecimentos na Operação Lava-Jato ontem. De um lado, os companheiros que criticaram o método adotado pelo juiz federal Sérgio Moro, como a vice-prefeita Olga Salomão (PT). Para ela, “foi uma afronta ao estado democrático de direito. Uma profunda agressão na nossa democracia. Não questiono se Lula é ‘culpado’ ou não, mas levar para depor uma pessoa que vinha contribuindo com a justiça, com tudo preparado pelo judiciário e pela grande mídia, não me parece normal. Com a promiscuidade implantada nas relações entre empresas e campanhas eleitorais no Brasil há muitos e muitos anos, todos os ex-presidentes e políticos que forem investigados dificilmente deixarão de ser pegos em algum ato considerado ilegal”, disse a petista à reportagem do Jornal Cidade. “Investiguem a todos. Temos uma república ‘Jurídico´Midiática’ que afronta a democracia”, disse a vice-prefeita em tom de desabafo.

Participe da enquete: clique aqui!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.