O trânsito é um tema considerado como importante por todas as pessoas. Essa preocupação constante é necessária em vista de tantas vidas perdidas em acidentes. Por este motivo, é realizado todos os anos o Maio Amarelo, visando conscientizar as pessoas para mais segurança no trânsito.

“O Maio Amarelo nasceu com o propósito de chamar atenção da sociedade para os altos índices de mortes e acidentes, né? Essa tem que ser uma ação coordenada entre o poder público, a sociedade, colocando em pauta esse assunto”, explica Vitor Caparrotti, diretor de trânsito da Sec. de Mobilidade Urbana.

Dentre as principais causas de acidentes e ocorrências no trânsito está a imprudência dos motoristas, que muitas vezes não respeitam as leis de trânsito e outros quesitos essenciais para a segurança.

“Costumo dizer que a melhor forma de prevenção é a conscientização, né? O que falta para muitos condutores é a conscientização. O respeitar o seu espaço e pensar no outro. Quando tiver essa consciência, a gente vai ter uma redução muito grande. Existem muitas coisas que a mobilidade consegue prevenir, mas a segurança não é só da mobilidade, é de todos, né? É um conjunto”, comenta Davi Fernandes, diretor administrativo da Mobilidade Urbana.

Um trecho que exemplifica a imprudência no trânsito é a Rua 4-JI, que liga o Inocoop ao Palmeiras. De acordo com um morador que não quis se identificar, a rua parece ser sem lei e se torna um empinódromo para os motociclistas, que passam em alta velocidade e realizando manobras perigosas com suas motos com frequência.

Os números de acidentes e, principalmente, de mortes no trânsito preocupam os responsáveis pelo setor, que trabalham em mudanças para evitar um aumento nestas estatísticas.

“O prefeito Gustavo pediu pra que a gente traçasse o sistema viário do município. Nós temos na Secretaria de Mobilidade um aplicativo no qual o mapa da cidade vem acusando os pontos críticos com os alfinetes e a gente clica em cima e aparece linkado com a Delegacia se houve morte, se houve acidente grave ou não. Nós vamos corrigindo esses pontos. Por que tanto conflito nesse ponto? Então fazemos o estudo de tráfego e resolvemos de outras maneiras para minimizar esses acidentes”, explica Ivan De Domênico, secretário de Mobilidade Urbana.

Apesar das ações serem tomadas pelas autoridades, cabe à população redobrar os cuidados no trânsito para ajudar a diminuir os índices. É para isso que os trabalhos do Maio Amarelo seguem sempre realizando esta campanha de conscientização.

Maioria das mortes em RC é em vias municipais

Em 2021, de acordo com o Infosiga SP, Rio Claro registrou 34 mortes no trânsito, a maioria dentro da cidade e não nas rodovias, sendo que a principal faixa etária dos mortos é de jovens com menos de 30 anos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.