1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal

Divulgação

1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal
1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal

Na segunda-feira, dia 15, data em que se comemorou o Dia Municipal e o Dia Nacional de Economia Solidária, trabalhadores informais de Rio Claro festejaram uma nova conquista com a aprovação do 1º Plano Municipal de Economia Solidária, entregue ao prefeito Du Altimari no paço municipal.

O plano solidifica as propostas apresentadas e aprovadas durante a audiência pública do Plano de Economia Solidária, realizada na quinta-feira (11) com a participação da sociedade civil. O documento vai orientar o município na construção de políticas públicas na área.

Altimari manifestou a satisfação com a entrega do plano. “Rio Claro é uma cidade que busca estruturar sua economia de forma a atender os mais diversos setores, e nesse sentido os avanços na área da economia solidária representam grande benefício para uma parcela expressiva da população”, comenta.

Ainda segundo o prefeito, “a Secretaria Municipal de Ação Social vem promovendo essas transformações seguindo as diretrizes do Governo Federal, que se empenha em construir justiça social estimulando os municípios a se organizarem nesse caminho”.

O prefeito também destacou a importância da parceria com a Unesp na condução do Programa de Economia Solidária no município. “Com esse trabalho Rio Claro vem conquistando destaque internacional, a exemplo da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperviva), tema de trabalhos apresentados no exterior”, citou, lembrando que neste ano o município alcançou 100% dos bairros com coleta seletiva.

Para a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, as conquistas alcançadas fazem parte de uma luta conjunta entre gestores e empreendedores, com fortes ações de fomento, e que só obtém êxito graças ao comprometimento de todos. “O governo federal tem sido muito importante fazendo as orientações necessárias e o governo municipal vem se desdobrando para desenvolver uma economia mais justa e igualitária para a população de Rio Claro”.

Segundo o professor Auro Mendes, presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de Rio Claro, o Plano de Economia Solidária de Rio Claro é mais um marco na história do município. “É o resultado dos debates, das discussões e dos subsídios advindos da I Conferência Municipal realizada neste ano, dos fóruns de Economia Solidária que acontecem mensalmente e do trabalho de sistematização dos membros do Conselho Municipal de Economia Solidária que, contanto com as preciosas contribuições de representantes dos diferentes segmentos da sociedade, trabalharam incansavelmente na co-construção do diagnóstico e daquilo que democraticamente se espera para a Economia Solidária de Rio Claro”, afirmou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.