Rio Claro realiza até sábado (27) a 1ª Semana do Bebê, também chamada de Semana Verde-dourado. Palestras e atividades diversificadas estão sendo realizadas nos centros de referência em assistência social (Cras) e nas unidades da rede de saúde focando a primeira infância e o aleitamento materno.

Os pais receberam nas escolas formulários para fazer a inscrição. Na abertura, nesse segunda-feira (22) também participaram os secretários municipais Vilma Spricigo (do Desenvolvimento Social), Valéria Velis (da Educação) e Leandro Geniselli (do Meio Ambiente) e os veradores Geraldo Voluntário e Serginho Carnevale.

O tema deste primeiro ano do evento é “Início da vida: início de tudo”. As atividades são fruto de ação intersecretarial. Vários setores da prefeitura estão envolvidos. Fechando a Semana do Bebê, no sábado (27), haverá “mamaço” no Lago Azul.

“A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância”, comenta a secretária municipal do Desenvolvimento Social. O principal objetivo do trabalho de atendimento ao público infantil é assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil prioridade absoluta no município, como preconiza o Art. 227 da Constituição Federal.

Estudos científicos demonstram que as experiências vivenciadas na infância, bem como intervenções e serviços de qualidade ofertados nesse período, estabelecem as bases do desenvolvimento de uma pessoa. Em especial nos primeiros mil dias de vida, bebês e crianças respondem mais rapidamente às inferências do que em qualquer outra fase, por isso é fundamental que estejam imersos em um ambiente estimulante e acolhedor, que recebam cuidados e afeto, e que desfrutem das interações frequentes com adultos que sejam referência de segurança e proteção.

A realização da prefeitura é organizada pela Fundação Municipal de Saúde, Fundo Social de Solidariedade e secretarias municipal da Educação, do Desenvolvimento Social, e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, junto com o Centro Universitário de Rio Claro – Claretiano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.