A Unesp realiza, nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, a primeira fase de seu Vestibular 2020. O exame será aplicado a mais de 95 mil candidatos e oferece um total de 7.725 vagas em cursos espalhados por 24 municípios do Estado de São Paulo.

O exame será aplicado em 31 cidades paulistas. Além das 24 onde estão sendo oferecidos cursos da Unesp, as provas ocorrerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André. Fora do Estado de São Paulo, as provas serão aplicadas também em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). 

Para orientar os candidatos, com base nas perguntas mais frequentes feitas pelos vestibulandos nas redes sociais da Unesp nos últimos dias, foi elaborada uma lista para tirar dúvidas nessa reta final para o exame.

Como é o exame da 1ª fase do Vestibular Unesp?
São 90 questões objetivas, sob a forma de teste de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. As questões são divididas nas seguintes áreas:

– 30 questões sobre Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte)

– 30 questões sobre Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

– 30 questões sobre Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

Que horas eu devo chegar para o exame?
Recomenda-se comparecer ao endereço indicado uma hora antes do início de cada prova, ou seja, às 13h, quando terá início o ingresso no prédio. Os portões do prédio serão fechados às 14h e não serão admitidos retardatários.

Quanto tempo dura o exame?
O tempo limite é de 5 horas. A saída do prédio será permitida somente depois de decorridas 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos do início de cada prova.

O que levar para o Vestibular?
Para a realização das provas o candidato deverá levar: 1) caneta esferográfica com tinta preta; 2) régua transparente. O candidato também deve levar, em todas as provas, os originais do RG ou documento oficial similar. 

Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à observação do fiscal de sala. Portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos, bandanas ou similares.

Eu posso fazer o vestibular da Unesp com o boletim de ocorrência?
O boletim de ocorrência será aceito para fins de identificação desde que possua assinatura de uma autoridade responsável e data de emissão inferior a 30 dias. É importante esclarecer que o protocolo do boletim emitido pela Internet não será aceito.

Meu amigo viu que colocou sistema de cotas, mas ele é universal. Como altera a inscrição no Vestibular 2020?
Alterações deste tipo foram possíveis apenas durante o prazo de inscrições. Caso seja aprovado o candidato deverá comprovar as informações prestadas sob pena de eliminação.

Quando vai ser liberada a lista de pontuação mínima de acertos de cada curso para o Vestibular 2020?
As notas de corte serão publicadas juntamente com o resultado da primeira fase, no dia 4 de dezembro.Na mesma data também serão divulgados os locais de prova da última etapa geral e das provas de habilidades específicas.

Eu me inscrevi para um curso, mas agora mudei de ideia. Ainda é possível alterar o curso para o qual me candidatei?
Infelizmente não é mais possível alterar o curso para o qual você se inscreveu. Após a quarta chamada haverá a Declaração de Interesse em Reopção, mas é importante destacar que esse recurso estará disponível apenas para os cursos que tiverem vagas remanescentes após as quatro primeiras chamadas.

Qual é a relação candidato/vaga do meu curso?
A relação candidato/vaga para o Vestibular 2020 pode ser vista no site da Vunesp, em: https://www.vunesp.com.br/VNSP1901

Mais informações
Informações sobre todos os cursos da Universidade estão no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato com o Disque Vunesp, no telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 18h. Ou então acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.