125 anos da Proclamação da República no Brasil

166

Wagner Gonçalves

A data é feriado nacional, mas relembrada nas escolas, dada a importância da mudança no regime do país (Imagem: Reprodução)
A data é feriado nacional, mas relembrada nas escolas, dada a importância da mudança no regime do país (Imagem: Reprodução)

Em 15 de novembro é comemorado o Dia da Proclamação da República no Brasil, significativa mudança no sistema político nacional. Após o grito da independência, em 1822, o país passou a ter regime monárquico com os imperadores Dom Pedro I e II. No entanto em menos 70 anos, houve desgaste no sistema, por este não corresponder mais aos interesses e necessidades sociais.

A liberdade econômica e democracia foram alguns dos fatores que fundamentaram as primeiras iniciativas rumo à mudança. Além disso, a liberdade política motivou as classes médias e profissionais liberais a aderirem ao conceito de instalação de república.

Outra questão fundamental foi a censura imposta pela Monarquia aos militares, que então encabeçaram as ações. Em 15 de novembro de 1889, na época em que o Rio de Janeiro ainda era a capital brasileira, o Marechal Deodoro da Fonseca tomou a dianteira no golpe militar que colocou fim ao sistema monárquico instaurando a República Federativa e Presidencialista no Brasil.

Nessa mesma ocasião foi instaurado o governo provisório que colocou o Marechal Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente da República. Feriado nacional, a data é relembrada nas escolas como um evento importante para os novos rumos que o país tomou, a partir de então.

1 COMENTÁRIO

Qual sua opinião? Deixe um comentário: