Fabíola Cunha

O Festival de Videoclipes Fest Clip está com inscrições abertas para a edição 2019. Até o dia 5 de abril os interessados podem acessar o blog ou plataforma para registrar seus trabalhos.

Neste ano será realizada a 10ª edição do evento, que acontece em Santa Gertrudes desde o início. Mas o que motivou a criação do festival e a continuidade do trabalho depois de todo esse tempo na cidade?

Para Leticia Tonon, o clima dos festivais e a escassez de eventos voltados para videoclipes são motivadores: “Quando dirigi o meu primeiro filme e comecei a participar de Festivais de Cinema, fiquei admirada com o clima dos festivais. É muito interessante poder apresentar seu filme na programação de exibição, ter acesso a novos e antigos cineastas, atores e pessoas do público em geral. São dias inesquecíveis”, explica.

Para quem se inscreve, o processo de seleção começa com dois jurados que assistem aos trabalhos inscritos, seguindo as regras do regulamento do festival. Segundo Letícia, o parâmetro usado para selecionar os vídeos é “o viés cinematográfico, ou seja, [videoclipes] que exploram técnicas de roteiro, direção, fotografia, direção de arte, etc. Não temos como foco vídeos com imagens de músicos tocando em shows ou em estúdio”.

Ela reforça que o Fest Clip é, antes de tudo, um festival de cinema, com atenção voltada também para a qualidade musical e o trabalho autoral de bandas independentes.

As categorias são Melhor Videoclipe Nacional; Melhor Fotografia; Melhor Roteiro; Melhor Música; Melhor Edição; “Só o FEST CLIP nos Une”; Júri Popular; “Faça Você Mesmo”; “Melhor Videoclipe Santa-Gertrudense” (categoria exclusiva para os artistas da cidade).

Em 2019, o Fest Clip vai permanecer com inscrições abertas por dois meses ao invés de quatro, o que pode diminuir o número total de inscritos, que chegou a 323 no ano passado: “A decisão por diminuir os dias de inscrição é proposital. Como este ano completamos uma década de Festival, teremos algumas mudanças durante o tempo de projeção dos vídeos selecionados. Mas as inscrições continuam abertas a todas as regiões brasileiras”, pontua Leticia, que faz a curadoria e produção do festival ao lado de Wagner Tonin, responsável pela direção. Durante o festival, cuja data ainda será definida, são 12 colaboradores e 5 jurados técnicos.

Saiba mais aqui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.