Três áreas para motocicletas começaram a ser implantados nas ruas de Rio Claro. O Departamento de Mobilidade Urbana iniciou na sexta-feira (10) a pintura do espaço destinado a motos nos cruzamentos com semáforos. Os chamados bolsões são espaços pintados no asfalto onde os motociclistas esperam o semáforo abrir à frente dos demais veículos. Assim, os motociclistas têm preferência para continuar o percurso ao sinal verde.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta o aumento da frota de veículos no município exige novos mecanismos para auxiliar na redução de acidentes. “Com os bolsões estamos aumentando a segurança não só dos motociclistas como também de pedestres e condutores de veículos”, salienta Juninho que também utiliza moto.

A primeira via a receber a sinalização foi a Avenida 80-A com a Rua 3-A, no sentido bairro-centro. “O cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida 50-A e o da Avenida Visconde com a Rua 14 também ganharão os bolsões”, comenta Adilson Marques, diretor de Mobilidade Urbana que declarou que os locais são de caráter experimental.

Autor do projeto que resultou na lei que cria os bolsões, o vereador Val Demarchi observa que as cidades que já possuem a faixa de retenção vêm apresentando resultados satisfatórios na redução de acidentes. “Elaboramos o projeto não só visando a melhoria do trânsito na cidade, mas a segurança de todos, disciplinando e buscando reduzir o número de acidentes com motociclistas que muitas vezes são graves, quando não, fatais”, enfatiza Val.

Já o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, destaca a importância da instalação dos bolsões de motos. “Esta área oferece mais segurança aos condutores, pois as motos aguardam a abertura do semáforo em local exclusivo, atrás da faixa de pedestre e à frente dos outros veículos”, explica.

O motociclista Vitor Carlos Oliveira aprovou a criação do bolsão para motos. “É bom para todos, pois as motos ficam juntas e não atrapalham os carros e vice-versa, evitando acidentes”. O motoboy Ronaldo dos Santos Ferreira, diz que os bolsões proporcionam mais proteção no fluxo do trânsito e oferecem mais segurança e agilidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.