Divulgação 

Com o objetivo de aliar os jogos esportivos com a conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente, vinte escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro participam da Olimpíada Ambiental 2017. A participação neste ano é recorde, com 6.500 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Essas atividades promovem a interação entre os alunos, incentivam práticas sustentáveis e a conscientização da preservação do meio ambiente”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, a Olimpíada Ambiental também é uma excelente oportunidade de integração entre os estudantes. “É uma atividade que ainda estimula a prática esportiva”, acrescenta.

Na segunda-feira (28) as escolas deram início ao recolhimento de materiais recicláveis como papel, plástico, isopor, lacres de alumínio, esponja de limpeza, materiais de escrita que não funcionam mais, tubos de pasta de dente e óleo de cozinha. Todo o material recolhido até o dia 10 de novembro será destinado para a Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro) e para a Associação de Catadores de Material Reciclável Novo Tempo.

Além das competições ambientais também haverá, para as escolas do Ensino Fundamental, atividades culturais, que inclui encenação de peça de teatro. Um dos aspectos centrais da Olimpíada Ambiental são as atividades esportivas que serão realizadas de setembro a novembro, com disputas de futebol masculino e feminino, corrida de 60 metros, salto em distância, revezamento, câmbio, queimada, dama e xadrez.

O encerramento, com a premiação das três escolas que mais pontuarem da Educação Infantil as três do Ensino Fundamental, está previsto para o início de dezembro.

A organização da Olimpíada Ambiental é da prefeitura de Rio Claro por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, com apoio da Secretaria de Esporte e Turismo, do Fundo Social de Solidariedade, da Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo. A atividade integra as ações de Rio Claro no programa Município Verde Azul, do governo estadual, que premia as cidades melhores ranqueadas no desenvolvimento de ações ambientais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.