Os 24 guardas civis municipais de Rio Claro que estão passando por treinamento e capacitação para atuarem na fiscalização ambiental no município, estiveram nesta semana na sede da Associação Mata Ciliar em Jundiaí, recebendo orientações para o manejo com animais silvestres.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca que o objetivo da aula prática com animais silvestres é que os agentes tenham o devido conhecimento para prestar apoio à população nestes casos, agindo com segurança e garantindo também a integridade física dos animais. “Eles também atuarão na fiscalização preventiva de crimes relacionados à fauna, flora, descarte de resíduos sólidos, maus-tratos a animais e outros crimes ambientais”, comenta Juninho.

“É de fundamental importância que os guardas sejam treinados e orientados de como se portarem em ocorrências que envolvam os animais silvestres, como manusear os equipamentos de contenção, além de atuarem direta ou indiretamente nas ações de fiscalização ambiental dentro do perímetro urbano e rural”, explica Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança.

O curso apresentou teorias e práticas sobre contenção, manejo e transporte de animais silvestres capacitando os guardas municipais a realizarem o resgate e destinação dos mesmos da forma correta, minimizando o estresse, reduzindo as chances de acidentes e aumentando as possibilidades de reabilitação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue