Em mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, os profissionais do setor tiveram na terça-feira (17) a capacitação e instrução para o uso de armas não letais. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, a instrução foi comandada pelo coordenador de treinamento da empresa Condor, Ricardo Soares. “As tecnologias não letais possibilitam aos agentes da lei o emprego proporcional da força, reduzindo os casos da utilização de armas de fogo”, diz Soares.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte da teórica do curso destacou a importância da tecnologia no auxílio da segurança. “Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela guarda municipal e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população”, explica Juninho que lembrou da parceria da GCM com as policiais Militar e Civil na redução dos índices criminais por cinco meses consecutivos.

“A capacitação está dentro do cronograma que elaboramos para aprimorar o conhecimento dos guardas municipais, assim como foi realizado recentemente com a Defesa Civil”, comenta Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário da pasta.

Além da Guarda Civil local, o curso contou com a participação das guardas civis municipais de São Carlos, Brotas, Limeira, Piracicaba, Ibaté e Guarulhos, além de representantes do Samu. O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas. Foram demonstrada as mais avançadas tecnologias de arma não letal, como munições de impacto controlado (projéteis de borracha e outros materiais), granadas explosivas lacrimogêneas, granadas e munições fumígenas e sprays de pimenta.

A prefeitura tem feito a sua parte iluminando pontos escuros da cidade, colocando mais guardas municipais nas ruas através da Operação Guarda Cidadã, criando duas Centrais de Segurança Integrada (CSI), ampliando o sistema de comunicação da Guarda Municipal na área rural, realizando o treinamento do canil municipal no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque, entre outras ações desenvolvidas pelo município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.