Divulgação 

Retomada neste ano, após ter sido abandonada na administração anterior, a construção das Unidades de Saúde da Família nos bairros São Miguel e Jardim Brasília está chegando aos 70% das obras concluídas. A prefeitura de Rio Claro já iniciou o cadastramento dos moradores que serão atendidos nessas novas unidades de saúde.

“Concluímos as obras da USF do Santa Elisa, que também foram interrompidas no governo anterior, e em breve teremos mais dois importantes reforços à estrutura da rede pública de saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que  a atual gestão também conseguiu retomar neste ano obras paradas de unidades de saúde nos bairros Bela Vista, Jardim Progresso e Mãe Preta.

Para atendimento na USF do São Miguel estão sendo cadastrados moradores desse bairro e do residencial Oreste Armando Giovanni. Na do Jardim Brasília, o atendimento será voltado também para a comunidade do Brasília 2 e Inocoop. Todos estão sendo cadastrados.

Esse trabalho, também chamado de territorialização, está sendo feito por agentes comunitários de Saúde em todas as casas desses bairros. O objetivo é organizar o atendimento e permitir que os profissionais das Unidades de Saúde da Família façam melhor o acolhimento à comunidade. “Conhecer e identificar as principais necessidades de saúde da população é trabalho essencial das USFs, por isso a territorialização é tão importante”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. Para o atendimento na USF do Santa Elisa, que já teve a obra concluída, o cadastramento está em fase final.

As USFs do Santa Elisa, São Miguel e Jardim Brasília, assim como todas demais, atenderão os usuários previamente cadastrados em demanda espontânea, para consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos de saúde. Outra característica das unidades de saúde da família é ter equipe que realiza visitas domiciliares.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.