Divulgação 

As carretas da Saúde chegam a Rio Claro na próxima semana, com previsão do atendimento começar no mês de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante reunião com vereadores no paço municipal.

“O sonho começa a virar realidade. Milhares de pessoas terão acesso a serviços de saúde que tanto esperavam”, disse o prefeito Juninho ao lembrar que muitas pessoas estão há anos aguardando na fila por um procedimento médico na rede pública de Rio Claro. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, no início do ano, apontou a necessidade de 37 mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias.

Para atender a essa demanda, a prefeitura está trazendo as Carretas da Saúde, com salas de cirurgia, consultórios médicos e equipamentos para exames. Toda esta infraestrutura médico-hospitalar será montada no Espaço Mais Saúde, na Avenida Rio Claro com a Avenida 12. “Nos próximos dias a nossa Central de Regulação Ambulatorial deverá começar a telefonar aos pacientes para marcar data e horário do atendimento”, informa o secretário de Saúde, Djair Francisco. “Quem está na fila, deve aguardar ser chamado”, orienta.

Para oferecer o atendimento nas Carretas da Saúde, o município deverá investir inicialmente cerca de R$ 5 milhões. Os serviços serão pagos pela tabela SUS e executados pelo Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde), que já desenvolve atividades semelhantes na capital paulista. Rio Claro deverá ser o primeiro município do interior paulista a ter as Carretas da Saúde.

“A Câmara Municipal reconhece a importância desses serviços e estará atenta e colaborando para que funcione de maneira a atender bem a comunidade”, comentou o presidente André Godoy. Em junho, a Câmara antecipou a devolução de R$ 1 milhão à prefeitura com a orientação de que fosse investido no programa Mais Saúde.

Na reunião desta quinta-feira (24), a diretora de Gestão SUS, Eleny de Almeida, apresentou informações sobre o funcionamento dos serviços e as regras de atendimento à comunidade, material que também foi disponibilizado aos vereadores no impresso “Tire suas dúvidas”, que esclarece sobre as Carretas da Saúde.

Da reunião também participaram os vereadores Júlio Lopes, Luciano Bonsucesso, Paulo Guedes, Val Demarchi, Geraldo Voluntário, Yves Carbinatti, Adriano La Torre e Hernani Leonhardt, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Domingos Almeida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.