Divulgação 

O trabalho de base desenvolvido em Rio Claro para o incentivo ao ciclismo ganha fôlego renovado com a nova etapa do Projeto Pedalar, desenvolvido pela Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro (Abec). Além do trabalho conjunto com a prefeitura, Unesp e empresas, a entidade está ampliando as opções de parceria por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

O novo Projeto Pedalar foi lançado terça-feira, 23, no Anfiteatro II da Central de Aulas da Unesp Bela Vista e ainda tem vagas abertas. As inscrições gratuitas são feitas na Secretaria Municipal de Esportes, ao lado do ginásio Felipe Karam (Rua 9, nº 1, Bairro do Estádio).Podem se inscrever jovens de sete a 17 anos. Para freqüentar as aulas não é preciso ter bicicleta e nem equipamentos de segurança, que são fornecidos pelos organizadores. As atividades são realizadas na Unesp às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde.

Durante o lançamento do projeto na terça-feira o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, parabenizou os gestores do projeto, Natália Varela e Walter Hohne Junior, pelo empenho, além dos patrocinadores do projeto, pelo apoio. “Neste momento em que infelizmente perdemos muitos jovens para o vício, temos que investir cada vez mais no esporte”, afirmou Juninho ao enfatizar que no atual governo municipal a prioridade é a base. “O nosso secretário de Esporte Ronald Penteado tem visão para colocar o nosso programa de governo em prática, priorizando a base e ampliando espaços para nossas crianças e jovens. A conquista de troféus pouco vale se não for através dos nossos valores”, acrescentou.

Ronald Penteado destacou que o apoio da Setur, Unesp e da iniciativa privada reflete a seriedade do trabalho desenvolvido pela Abec. “Estamos diante de uma ação consistente que está alinhada com o nosso programa de governo, que prioriza investimentos nas crianças e jovens”, disse. “Vamos recuperar o tempo perdido. Rio Claro sempre foi um celeiro de craques e perdeu essa condição nos últimos anos. Agora, estamos retomando o foco”, frisou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Julio Lopes destacou a importância de um governo que “cuida das pessoas”. O parlamentar defendeu investimentos na base ao invés do município contratar atletas de fora para participar das competições. “Temos que trabalhar com as nossas crianças, jovens e adolescentes. A meta principal é contribuir para a formação de adultos conscientes, conquista de troféus é secundário”, disse.

O Projeto Pedalar tem atualmente cerca de 40 alunos e desenvolve o ciclismo como instrumento de transformação social. Proporciona noções de cidadania, trânsito, trabalho de equipe, socialização e cooperação, entre outros. Empresas interessadas em colaborar podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA

Portões do estádio Benitão serão abertos às 13h30