Rio Claro registra 203 novos casos de dengue e chega a 1.514 infectados em 2025

Município intensifica ações contra o Aedes aegypti, com mutirões e centro de atendimento, e pede colaboração da população para eliminar criadouros

Boletim divulgado no final da tarde desta sexta-feira (21) pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro registra 203 novos casos de dengue no ano de 2025. Agora, são cinco óbitos pela doença e 1.514 casos de dengue. O boletim da terça-feira registrava 1.311 casos.

O boletim também desta sexta-feira aponta os bairros com maior incidência de casos de dengue. Na Vila Alemã são 93, no Jardim Floridiana, 75, no Cervezão, 73, no Arco-íris são 58 e, na Vila Nova, 57.

A prefeitura de Rio Claro tem feito vistorias permanentes em imóveis e mutirões nos bairros para remover criadouros do mosquito Aedes aepypti. Na semana passada a Fundação de Saúde colocou em funcionamento o centro de atendimento a pessoas com sintomas de dengue, instalado no hospital público municipal, inaugurado dia 13, no Cervezão. Nesta quarta-feira (26) a prefeitura fará um mutirão no bairro Bela Vista.

A população deve colaborar deixando as residências e ambiente de trabalho organizados e sem nenhum recipiente que possa acumular água.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta que esta medida simples faz a diferença para evitar novos casos da doença. Mínima quantidade de água é suficiente para a reprodução do Aedes aegypti e nesta época de chuvas, uma tampinha de garrafa pode ser usada como criadouro.

O repelente deve ser usado por todos, principalmente por quem está com dengue, para que essas pessoas não passem o vírus para outras.

Prefeitura de Santa Gertrudes concede o maior reajuste salarial da região; índice chega a 12,5%

Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e o reajuste foi sancionado pelo prefeito Gino

A Prefeitura de Santa Gertrudes concedeu reajuste salarial de 12,5% para os servidores públicos municipais, um índice muito superior à média das cidades da região. O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e o reajuste foi sancionado pelo prefeito Gino através da Lei nº 3155/2025, que inclui ainda o aumento do vale-alimentação para R$ 800,00 mensais, garantindo melhores condições para os trabalhadores.

Desde o início da atual gestão, os servidores municipais tiveram um crescimento acumulado próximo de 50% nos salários, reflexo de uma administração focada na valorização dos funcionários públicos e no fortalecimento da economia municipal.

Valorização dos servidores e crescimento sustentável

O prefeito Gino destaca que esse reajuste expressivo só foi possível porque Santa Gertrudes mantém as contas equilibradas, sem dívidas e com todos os compromissos quitados. A solidez financeira do município permite que os investimentos sejam feitos de forma responsável, garantindo melhorias em diversas áreas sem comprometer a sustentabilidade econômica da cidade.

“A valorização do servidor público é essencial para termos serviços de qualidade. Esse reajuste é mais um reconhecimento ao trabalho de quem faz Santa Gertrudes avançar diariamente”, ressalta o prefeito Gino.

Gestão responsável e compromisso com a população

Além do reajuste, a administração municipal segue investindo em infraestrutura, saúde e educação, sempre com recursos próprios. A cidade se destaca por manter um planejamento eficiente e transparente, assegurando que o crescimento seja contínuo e que os servidores sejam devidamente reconhecidos pelo seu papel fundamental na gestão pública.

Com essa política de valorização e equilíbrio financeiro, Santa Gertrudes se consolida como um exemplo de gestão eficiente, onde o desenvolvimento do município caminha lado a lado com a qualidade de vida dos servidores e da população.

Rio Claro: SP-191 terá bloqueio neste sábado para obras de duplicação

A Arteris Intervias informa que realizará operação de lançamento de vigas na altura do km 62,7 da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), em Rio Claro, no sábado (22/03), a partir das 07h da manhã. Para realização dos serviços, a operação será dividida em quatro etapas no sábado, com interdição da pista sentido oeste de forma intercalada – 15 minutos de bloqueio total seguido de períodos de liberação em sistema Pare e Siga.

A obra faz parte do projeto de duplicação de 17,5 km da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre os kms 52,7 ao km 70,2, no trecho que interliga os municípios de Araras a Rio Claro. O investimento de aproximadamente R$ 169 milhões possibilitará além da construção de novas faixas de rolamento, um dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e galeria.

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa, instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nos trechos em obras, mantendo sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões. Programar a viagem com antecedência também é uma maneira eficaz para evitar transtornos, já que o tráfego poderá ficar mais lento em alguns pontos.

Natação: equipe Master Rio Claro conquista quase 100 medalhas

Equipe “Lúcia Borges” competiu na AFA, em Pirassununga

A equipe de natação Master Rio Claro “Lúcia Borges” brilhou no 5º Torneio na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga, realizado no último dia 15 de março na região. Sob o comando de Dennis Scatolin, os nadadores conquistaram troféus importantes para a cidade de Rio Claro.

Na categoria feminino principiante, a equipe ficou no segundo lugar. A mesma posição foi alcançada pelos atletas no módulo do masculino principiante. Já no feminino principal, a equipe rio-clarense chegou ao celebrado terceiro lugar, também mesma posição obtida pelos resultados do grupo no masculino principal. Já na categoria geral por equipe, o time ficou no segundo lugar, motivo também de comemoração pelos nadadores.

Ao todo, a Master Rio Claro trouxe 22 medalhas de ouro, 39 medalhas de prata e 36 medalhas de bronze. Com 78 atletas disputando 160 provas, o torneio realizado na cidade onde fica a sede da AFA foi marcado por um alto nível de competição e vários recordes pessoais batidos. O técnico Dennis Scatolin destacou o espírito de união do grupo, que os próprios atletas chamam de família.

Quem deseja fazer parte da equipe pode comparecer à piscina municipal aos sábados, às 10h, e conversar com o técnico. O próximo desafio da equipe será no mês de abril, no dia 12, em Limeira, no clube Grão São João, onde terão a oportunidade de trazer mais medalhas para enriquecer o esporte rio-clarense.

Estudantes de Rio Claro vão ao teatro na Semana da Água

Atividade também é aberta à população e se encerra hoje

O município de Rio Claro está realizando uma série de atividades para comemorar a Semana da Água, com o objetivo de despertar nos cidadãos a responsabilidade na preservação do meio ambiente, em especial a água.

Grupos representativos de secretarias municipais participaram de visita técnica à uma estação de tratamento de esgoto do município. No Centro Cultural, cerca de 250 estudantes foram ao teatro para ver as aventuras de Lamba, um lambari que mostrou como a poluição prejudica os rios e a vida dos humanos.

“A programa prossegue nesta sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas, com várias exposições no Parque Municipal Lago Azul”, informa o coordenador ambiental Edison Norberto de Andrade. O Centro de Controle de Zoonoses falará sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti e como combater o causador da dengue. O Departamento Autônomo de Água e Esgoto vai explicar aos estudantes como a água chega às torneiras da população. A empresa BRK terá painéis apresentando o processo de tratamento do esgoto. E a Secretaria Municipal de Meio Ambiente falará sobre compostagem, a transformação de matéria orgânica em adubo.

Atividades terão a participação de estudantes e são abertas à população. Não há cobrança de ingresso.

POLÍCIA: homem preso com arma após confusão em motel e maus-tratos a animais em Rio Claro

Um homem foi detido em Rio Claro após ser flagrado com uma arma em meio a uma confusão em um motel. Em Batovi, uma denúncia de maus-tratos a animais levou as autoridades a iniciar investigações.

Em Piracicaba, uma mulher sofreu fraturas nas pernas após ser agredida pelo companheiro. A Polícia Civil investiga o caso. Confira essas e outras informações do setor policial com o repórter Ademir Sartori.

Sexta-feira em Rio Claro terá sol e possibilidade de chuva isolada à tarde

O IPMet prevê tempo estável para esta sexta-feira (21) em Rio Claro, com predomínio de sol e poucas nuvens pela manhã. A partir da tarde, há uma pequena chance de pancadas isoladas de chuva. As temperaturas máximas continuam em elevação, tendência que deve se manter no sábado (22). No domingo (23), o tempo volta a ficar instável em São Paulo devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no continente, resultando em aumento da nebulosidade e chuvas isoladas, que podem ser fortes.

As temperaturas terão leve declínio. A mínima registrada hoje no campus da Unesp foi de 16,2°C, enquanto a máxima prevista é de 32°C. No fim de semana, as mínimas devem oscilar entre 16°C e 21°C, e as máximas, entre 30°C e 32°C. Dados da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Pacientes do CEO questionam elevador quebrado há meses

Problema se arrasta e muitos pacientes encontram dificuldades com escada

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que fica na Rua 7, 1.687, entre as Avenidas 12 e 14, no bairro Santa Cruz, realiza um importante serviço no município atendendo inúmeros pacientes em tratamento dentário.

Acontece que, há pelo menos oito meses, o prédio inaugurado em 2019, está sem elevador que encontra-se quebrado: “Não são oito dias, são oito meses e nada foi feito até agora. Existem pacientes com dificuldades ou que tem prótese e não conseguem subir escada. Daí o profissional tem que descer para atender no térreo, mas as vezes essa sala no térreo já está ocupada para outro atendimento. Ou seja fica um vai e vem e ninguém resolve o problema”, disse uma denunciante que preferiu não se identificar.

Muitos pacientes encontram dificuldades com a escada

O que diz a prefeitura

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Rio Claro que enviou a seguinte resposta: “A Fundação Municipal de Saúde está trabalhando para sanar a questão. A plataforma elevatória que há no prédio, que é alugado, não tem conserto, e por isso a FMS está buscando alternativas. Enquanto isso, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção não precisam subir as escadas para serem atendidas. Sala no piso térreo foi preparada para o atendimento dessas pessoas”, conclui.

Falecimentos: confira a necrologia de 21/03/2025

Eulalio Rodrigues Nogueira, Neguinho – 75 anos. Faleceu dia 19, às 11h35, nesta cidade. Deixou viúva Maria de Lourdes Nogueira, os filhos Osvaldo, Creusa c/c Julio Cesar, Edson c/c Lucimara, Ademir, Josiana c/c Alessandro, seis netos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Nanci Aparecida Corbanez – 86 anos. Faleceu dia 19, às 18h18, nesta cidade. Era viúva de João Corbanez. Deixou os filhos Arlete, Aguinaldo, João (in memoriam), oito netos, 12 bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Daira Rodrigues – 33 anos. Faleceu dia 19, às 19h12, nesta cidade. Deixou o pai Jose Nivaldo Rodrigues, a mãe Adoniran Brancaglione Rodrigues, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério Municipal de Corumbataí (Funerária João de Campos).

Irys Kaynna Nunes Gomes da Silva Gonçalves – 1 dia. Faleceu dia 19, às 18h55, nesta cidade. Deixou o pai Luan Gabriel da Silva Gonçalves, a mãe Thais Nunes Gomes. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

José Carlos de Pontes – 76 anos. Faleceu dia 19, às 16h19, nesta cidade. Deixou viúva Luiza Tereza Quartaroli, os filhos Andre c/c Giovanna, Renata c/c Eduardo, três netos, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Anolina Vieira Prottes – 93 anos. Faleceu dia 20, às 00h09, em Limeira. Era viúva de Moises Prottes. Deixou a filha Mariza, três netos, oito bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério Municipal de Cordeirópolis (Funerária João de Campos).

Suzana Teresinha Pereira Nolascco – 77 anos. Faleceu dia 20, às 03h30, em Piracicaba. Deixou viúvo Luis Carlos Nolascco, o filho Thiago, demais familiares e amigos. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 21, às 11h30, no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Claudio Aparecido Gomes – 62 anos Faleceu dia 19, às 15h27, nesta cidade. Deixou os filhos Stefani, Renan c/c Valeria, Suelen c/c Richard, cinco netos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Obra no asfalto altera trânsito na Avenida Visconde

Secretaria de Obras está usando técnica de fresamento para aumentar a aderência da nova massa asfáltica

A Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta semana os trabalhos de raspagem do asfalto em trecho da Avenida Visconde do Rio Claro para posteriormente aplicar nova massa asfáltica.

Em virtude desses serviços, o trânsito entre as avenidas 14 e 8, sentido Rodovida Washington Luis, foi interrompido. Os motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local, e utilizar rotas alternativas.

O recapeamento é parte das obras para modernizar a via e seu prolongamento, a Avenida Tancredo Neves. Ao raspar o asfalto, na chamada técnica de fresagem, a Secretaria Municipal de Obras aumenta a aderência da massa que está sendo aplicada na avenida.

Foto: Divulgação/PMRC

 “A Visconde é referência viária em nossa cidade, pessoas de todas as regiões trafegam por essa avenida, que agora está sendo modernizada”, comenta o prefeito Gustavo, lembrando que o programa Rio Claro em Ação ampliou o foco em zeladoria em todo o município.

No caso da Visconde o recapeamento está sendo feito paralelamente a uma série de obras para ampliar a drenagem da avenida e reduzir enchentes em dias de chuva. Por esse motivo, também o trecho entre as ruas 8 e 9, próximo ao Mercado Municipal, teve seu trânsito alterado.

A Visconde está ganhando ainda ciclovia em toda sua extensão, melhoria que atenderá integralmente também a Avenida Tancredo Neves. Além disso, as duas vias ganharam semáforos inteligentes.

O município de Ipeúna completa neste dia 21 de março seis décadas de existência!

São 60 anos de muita luta, força de vontade e busca completa por dignidade de todos aqueles que viveram, vivem e viverão na cidade

Com uma área territorial de 190,010 quilômetros quadrados (dados de 2023 do portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ipeúna tem mais de 6.800 e um IDH – índice de desenvolvimento humano, onde são medidas a renda, nível educacional e expectativa de vida, de 0,753. A escala fica entre 0 e 1.

Povoada por cidadãos engajados e preocupados com a qualidade de vida que possuem, a cidade é um recanto para quem respeita as limitações do campo e da natureza, batalhando sempre por uma boa vida e dignidade.

Uma terra de gente batalhadora, Ipeúna se faz presente no cenário regional de forma evidente. Oferece boas oportunidades para quem por aqui passa e deseja permanecer. Recebe seus visitantes de forma calorosa e os que aqui vivem, celebram os momentos que são proporcionados.

Em mais uma edição do Caderno Especial de Aniversário do município, o Grupo JC de Comunicação celebra os 60 anos de Ipeúna mostrando o que já foi feito de melhor nos últimos meses e o que ainda está por vir, confira!

Leia a versão digital da revista clicando aqui.

Capa do Caderno Especial de Ipeúna

Bela Vista recebe mutirão contra a dengue na próxima quarta-feira

Ação acontece na quarta-feira (26) a partir das 8h; moradores devem colocar materiais inservíveis, como pneus e móveis velhos, em frente às casas

Equipes da prefeitura de Rio Claro estarão na próxima quarta-feira (26) a partir das 8 horas no bairro Bela Vista para grande mutirão de limpeza. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências, até o início da manhã, todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.

Será o quinto mutirão feito pela prefeitura em 2025 e até agora 358 toneladas materiais removidos, entre os quais, muitos potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta semana o trabalho foi feito na Vila Alemã, com 101 toneladas de materiais levados para o descarte correto.

Nos mutirões as casas também são vistoriadas por agentes da Vigilância Epidemiológica

A iniciativa é parte dos esforços da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além do cata-bagulho, a ação da prefeitura inclui limpeza de terrenos e a recolha, também nos espaços abertos, de materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias fazem vistorias nas residências e orientam a comunidade sobre prevenção à dengue.

Trabalho semelhante já foi realizado na Vila Nova (85 toneladas de materiais removidos), Arco-íris (53 toneladas) e Cervezão (119 toneladas).

Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, por isso a população precisa estar alerta com as condições de sua residência e quintais, para evitar qualquer recipiente de água parada.