São Paulo amplia cobertura vacinal de todos os imunizantes do calendário infantil 

Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe 2025 também foi anunciada para todos os municípios paulistas

O Governo de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira (27), os índices da cobertura vacinal do calendário básico infantil em 2024. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) mostram um aumento na cobertura de todos os imunizantes nesta faixa. O crescimento, superior à média nacional, reflete as estratégias adotadas em 2023 e 2024 pelo Estado.

“O aumento da cobertura vacinal mostra que estamos no caminho certo. A implementação do IGM SUS Paulista, com repasses que aumentaram de R$ 150 milhões, até 2022, para R$ 1,5 bilhão, nos últimos dois anos, impulsionou os municípios a ampliar a vacinação. Além da conscientização para levar a informação correta à população”, ressaltou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O Estado melhorou a cobertura vacinal de todos os imunizantes e sete se destacam no calendário básico infantil ao apresentarem crescimento expressivo. A primeira dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, subiu de 78,42% em 2022 para 98,65% em 2024, um aumento de 20,23 pontos percentuais. A cobertura da vacina contra febre amarela também cresceu, passando de 64,40% para 81,16%, avançando 16,75 pontos percentuais.

Outras vacinas também apresentaram aumento significativo: a pentavalente passou de 76,74% para 91,77% (15,03 pontos percentuais), a poliomielite cresceu de 77,13% para 91,73% (14,6 pontos percentuais), a vacina contra rotavírus subiu de 77,21% para 90,13% (12,92 pontos percentuais), a meningocócica C de 78,19% para 90,15% (+11,96 pontos percentuais) e a BCG avançou de 82,13% para 90,25% (8,12 pontos percentuais) atingindo a meta nacional de 90%.

Falecimentos: confira a necrologia de 28/03/2025

Geraldo Lino da Silva – 78 anos. Faleceu dia 26, às 05h12, nesta cidade. Era viúvo de Sebastiana Andrade da Silva. Deixou os filhos Lindomar, Rosangela, Adair, Adriana, Elaine, Jose Genivaldo, Josiane, Eberson, Eliane Souza, genros, noras, netos e bisnetos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Edna Martins Prado – 61 anos. Faleceu dia 27, às 08h34, nesta cidade. Era viúva de Marcelo Renato Prado. Deixou os filhos Marcelo (in memoriam), Lucas c/c Cristiane, um neto. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 28, às 09h30, no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Kelly Fernanda Esteves – 37 anos. Faleceu dia 27, às 11h20, nesta cidade. Deixou a mãe Claudia Aparecida Lima Padilha Esteves, o irmão Micael. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 28, às 11h30, no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Maria Beserra de Omena – 74 anos. Faleceu dia 27, às 09h50, nesta cidade. Era viúva de Manoel Mariano da Silva. Deixou as filhas Bruna, Patrícia, Fabiana c/c Marcos, os netos Pedro, Pamela, Leonardo. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 28, às 09h45, no Cemitério Evangélico (Funerária João de Campos).

Maria de Lourdes Victorio Carletto – 77 anos. Faleceu dia 27, nesta cidade. Era casada com José Carlos Quintas Carletto. Deixou os filhos Livia c/c João Gustavo, João Paulo (in memoriam), netos, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Crematório Memorial Cidade Jardim (Grupo Memorial).

Sexta-feira de altas temperaturas em Rio Claro, com mínima de 20,1°C e máxima de 34°C

A sexta-feira (28) terá céu parcialmente nublado e sem previsão de chuva pela manhã. Segundo o IPMet, uma área de instabilidade sobre o continente provoca aumento da nebulosidade e chuvas isoladas a partir da tarde em algumas regiões do estado. As temperaturas permanecem elevadas, com mínima registrada de 20,1°C no campus da Unesp e máxima prevista de 34°C.

Para o fim de semana, o tempo em todo o estado de São Paulo será de céu claro a parcialmente nublado, com pancadas isoladas de chuva à tarde. O deslocamento de uma frente fria ao longo do litoral pode gerar instabilidades na faixa leste. As temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 30°C. Dados da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Reajuste de 4,56% para servidores é aprovado mesmo com protestos e pressão

A Câmara Municipal aprovou na tarde desta quinta-feira (27) o projeto de lei que reajusta em 4,56% o salário dos servidores públicos, mesmo sob forte pressão de centenas de funcionários municipais que se reuniram em frente ao Paço Municipal. A proposta será votada em segundo turno nesta sexta-feira (28).

Ainda nesta quinta parte dos servidores paralisou o trabalho, sobretudo na Educação. Centenas de funcionários estiveram pela manhã protestando na porta da Prefeitura e saíram em passeata pela região central. Já no período da tarde, estiveram novamente no prédio da Rua 3 para pressionar os vereadores contra o projeto.

Na sessão, votaram contra os vereadores Moisés Marques (PL), Tiemi Nevoeiro (Republicanos), Rodrigo Guedes (União Brasil). Rafael Andreeta (Republicanos) alertou que se votasse contra, poderia correr o risco de o projeto ser derrubado e ao invés de 4,56%, nenhum reajuste seria dado aos servidores.

Val Demarchi (PL) foi favorável a um pedido pra adiar a votação, mas foi voto vencido junto com Moisés, Tiemi e Rodrigo, que queriam maior tempo para debater o índice. Mas no projeto, em si, acabou votando favorável. Na sessão, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) foi criticado pelos vereadores Moisés, Tiemi, Rodrigo e Rafael. Votaram a favor, portanto, os vereadores:

Adriano La Torre (PP), Ananias do Espetinho (MDB), Claudino Galego (PP), Dalberto Christofoletti (PSD), Elias Custódio (PSD), Emílio Cerri (Podemos), Fernando do Nordeste (PSD), Hernani Leonhardt (MDB), Paulo Guedes (PP), Diego Gonzales (PSD), Serginho Carnevale (PSD), Sivaldo Faísca (PL) – além de Rafael e Val. Julinho Lopes (PP) não esteve na sessão, o presidente José Pereira (PSD) não vota.

Domingo Retrô: Veículos clássicos, música e nostalgia no Parque do Lago Azul

O evento acontece no Parque Municipal do Lago Azul no próximo dia 06/04 e comemorará os 37 anos de fundação do clube

O Domingo Retrô é um encontro de Veículos Antigos onde o público visitante poderá viver momentos de saudade e nostalgia. Diversas preciosidades e raridades (automóveis, motocicletas, lambretas, bicicletas), fabricadas a partir dos anos 20, serão expostas no parque do Lago Azul. A presença de grandes entusiastas do antigomobilismo e notórios colecionadores abrilhantarão o evento. Os proprietários de veículos antigos (preservados) fabricados no mínimo há mais de 20 (vinte) anos podem expor, bastando chegar ao evento entre sete e oito horas da manhã. O acesso ao evento é gratuito, o horário de visitação começa às 9:00 da manhã, terminando às 15:00 horas.

Cuidarão da selecionada trilha sonora, o que animará ainda mais a festa; a Banda Street Jazz e a Banda União dos Artistas Ferroviários. E a programação musical continua com a banda Los Corleones, que apresentará um reportório com clássicos sucessos do Rock nacional e internacional dos anos 80 e 90.

Esta edição será ainda mais emblemática, pois comemoraremos no evento os 37 anos de fundação do Antigo Automóvel Clube de Rio Claro, e também a filiação do clube à FBVA- Federação Brasileira de Veículos Antigos, ocasião em que a diretoria da associação virá a Rio Claro para o duplo festejo, do aniversário e da filiação.

A alimentação será garantida pela presença de food trucks, com uma grande diversidade de alimentos e bebidas. O evento ainda contará com uma área Kids e com o mercado de Pulgas, para os colecionadores fazerem o tradicional “garimpo” de peças antigas.

Alunos da Escola Municipal Agrícola conhecem mata ciliar recuperada

Atividade fez parte da Semana da Água

Como parte das atividades da Semana da Água, organizadora pela prefeitura de Rio Claro, agentes ambientais mirins da Escola Municipal Agrícola participam de caminhada ambiental em área de mata ciliar recuperada.

Durante o percurso, os estudantes foram orientados sobre a importância das árvores para a fauna e a flora e sobre o impacto positivo que causam na conservação da água e do clima.

Conforme destaca o educador ambiental Edison Andrade, a iniciativa reforça a conscientização dos alunos sobre a necessidade de proteger os recursos naturais e incentiva a participação dos estudantes na conservação do meio ambiente.

A atividade teve a participação da equipe técnica do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e alunos do Projeto Araucária Unesp e do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico, da Secretaria Municipal da Educação.

Foto: Divulgação/PMRC

Estrutura de ponte no Ribeirão Claro está sendo montada na rodovia SP-191, em Rio Claro

Trabalho faz parte da duplicação da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), que liga Rio Claro a Araras

Está em ritmo acelerado a implantação de uma nova ponte sobre o rio Ribeirão Claro, em Rio Claro, paralela com a já existente. Neste último fim de semana foi feito o lançamento de vigas para montagem.

A operação se dá na altura do Km 62,7 da Rodovia Wilson Finardi (SP-191). Para realização dos serviços, houve a interdição da pista sentido oeste de forma intercalada em sistema ‘Pare e Siga’.

A obra faz parte do projeto de duplicação de 17,5 km da Rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre os kms 52,7 ao km 70,2, no trecho que interliga os municípios de Araras a Rio Claro.

O investimento de aproximadamente R$ 169 milhões possibilitará além da construção de novas faixas de rolamento, um dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e galeria.

Importante

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa, instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nos trechos em obras, mantendo sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões. Programar a viagem com antecedência também é uma maneira eficaz para evitar transtornos, já que o tráfego poderá ficar mais lento em alguns pontos.

Crianças no celular: como as apostas ilegais estão virando uma ameaça para jovens

Sem dispositivos de segurança, empresas clandestinas de apostas facilitam acesso de menores, o que é proibido por lei

A Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) considera alarmantes os dados divulgados, ontem (26), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que evidenciam a vulnerabilidade de jovens ao vício em jogos de bets. O levantamento, inédito, aponta que 55% do público entre 14 e 17 anos, que faz apostas, está suscetível a algum risco ou transtorno relacionado a essa prática. Para a entidade, a proliferação de milhares de sites ilegais, que operam sem autorização no país, tem sido o principal fator para agravamento deste cenário.

“Precisamos de medidas urgentes para reverter essa situação. Temos alertado as autoridades de que o acesso de menores a casas de apostas e jogos on-line, prática proibida por lei, tem ocorrido por meio das bets ilegais. Sem dispositivos de segurança, essas plataformas facilitam a entrada de crianças e adolescentes nesses ambientes virtuais e os incentivam a jogar. Como representantes do mercado regulado, estamos empenhados em colaborar com os órgãos competentes para a adoção de iniciativas que combatam esse cenário extremamente preocupante”, afirmou o presidente da ANJL, o advogado Plínio Lemos Jorge.

Ele lembra, ainda, que nos sites que funcionam com autorização do governo federal, o apostador, além de ter mais de 18 anos, precisa fazer um cadastro com o número do CPF e o reconhecimento facial, para garantir que o uso será feito por um adulto. “Temos dois problemas principais: o site ilegal, que não apenas permite, como facilita a entrada de menores, e a negligência de pais e responsáveis, que usam seus dados para liberar o acesso de crianças e adolescentes a casas de apostas on-line. Em ambas as situações, estamos falando de crimes graves. Os dados do Ministério da Justiça reforçam o que estamos alertando. As casas ilegais estão permitindo que os menores tenham acesso aos jogos de cota fixa”, afirmou o presidente da ANJL.

Sobre a ANJL

Lançada em março de 2023, a Associação Nacional de Jogos e Loterias defende os interesses de seus associados, do setor e do jogo responsável e íntegro, sempre pautados pelo incentivo ao esporte, pela segurança das apostas e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do país. Entre os associados estão: 1xBet, Aposta Ganha, BetBox TV , BetFast, BetNacional, Big Brasil, Clear Sale, Gamewiz, Lucky Gaming LTDA, Mr. Jack, OI Gaming, PagBet, PgSoft, Propane , Reals Bet,, Paag , ZRO, AstroPay, StarsPay e Microcash.

POLÍCIA: golpe via Pix faz homem perder mais de R$ 9 mil de sua conta bancária

Um homem registrou um boletim de ocorrência após perceber movimentações bancárias suspeitas em sua conta. Ao consultar o extrato no dia 24 de março, ele notou que cinco transferências via Pix haviam sido feitas sem sua autorização, todas direcionadas a um beneficiário vinculado a uma instituição, utilizando o Facebook como meio de contato. A vítima informou que não recebeu qualquer tipo de ligação, mensagem ou outro alerta suspeito antes das transações. Os valores desviados foram: R$ 4.644,77, R$ 1.000,00, R$ 999,70, R$ 998,34 e R$ 1.498,74, totalizando um prejuízo superior a R$ 9.100,00. O caso foi registrado e está sendo investigado para identificar os responsáveis pela fraude. A orientação à vítima é entrar em contato com a instituição bancária para solicitar o bloqueio das transações e possíveis reembolsos.

Rio Claro registra mínima de 18,8°C e máxima de 31°C, com possibilidade de chuvas isoladas

De acordo com o IPMet, um sistema de baixa pressão persiste sobre o continente, gerando instabilidades na região. Em todo o estado de São Paulo, o tempo segue estável e sem chuvas pela manhã. À medida que o aquecimento se intensifica no período da tarde, a nebulosidade aumenta, e há previsão de chuvas isoladas de curta duração.

As temperaturas permanecem estáveis. Em Rio Claro, a mínima registrada hoje (27) no campus da Unesp foi de 18,8°C, com máxima prevista de 31°C. Dados da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Falha em máquina causou morte de trabalhador em Rio Claro, conclui inquérito

Relatório descarta negligência humana, mas aponta falta de segurança no equipamento; empresa adotou novas medidas após o acidente fatal

Foi concluído o inquérito a respeito da morte do jovem trabalhador Nailson Aparecido Pereira Silva, de 23 anos. Ele perdeu a vida no dia 25 de janeiro deste ano, dentro da empresa em que trabalhava, em Rio Claro. Nailson realizava a limpeza da máquina conhecida como “pulmão” e já no interior dela as comportas se fecharam sobre seu corpo, causando o óbito.

A reportagem do Jornal Cidade teve acesso ao relatório final da Polícia Civil que foi encaminhado ao Ministério Público. A conclusão diz: “Diante dos elementos colhidos, em especial o laudo pericial e o relatório de investigação, constata-se que a morte de Nailson Aparecido Pereira Silva resultou de uma falha na segurança do equipamento, haja vista que a análise de riscos não previu que uma ação pneumática pudesse causar o fechamento das comportas em caso de interrupção de energia, não havendo conduta humana penalmente relevante”.

O documento também aponta que após o acidente, a equipe técnica da empresa constatou falhas no sistema de segurança, motivo pelo qual dois novos dispositivos de proteção foram implementados sendo eles:

– um sistema de despressurização automática, que impede o fechamento das comportas quando há desligamento de energia;

– um sistema mecânico de bloqueio, acionado por um pistão, que impede a movimentação das comportas durante manutenções.

Trecho da Visconde recebe nova pintura de solo

Trecho que estava em obras foi recapeado

A prefeitura de Rio Claro realizou na segunda-feira (24) pintura de sinalização de solo na Avenida Visconde entre as avenidas 14 e 8. O trecho foi recapeado, trabalho antecedido pela raspagem do asfalto, a chamada fresagem, para maior aderência da massa de asfalto. 

O recapeamento é parte das obras para modernizar a via e seu prolongamento, a Avenida Tancredo Neves. No caso da Visconde o recapeamento está sendo feito paralelamente a uma série de obras para ampliar a drenagem da avenida e reduzir enchentes em dias de chuva.

A Visconde também está ganhando ciclovia em toda sua extensão e recebeu semáforos inteligentes, melhorias que também atenderão integralmente a Avenida Tancredo Neves.