Rio Claro: primeiro bimestre tem queda em vários índices, menos em roubo

Dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou novas estatísticas, desta vez referentes ao mês de fevereiro deste ano. O JC aproveitou o relatório e fez um comparativo dos indicadores criminais (janeiro e fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado) analisando o primeiro bimestre e o resultado aponta diminuição em quase todas as ocorrências, exceto em roubos.

Homicídios

Enquanto nos dois primeiros meses de 2024 o município registrou cinco ocorrências desta natureza, no mesmo período deste ano foram três.

Furto de veículos

No primeiro bimestre de 2024 a cidade de Rio Claro teve 67 ocorrências de furto de veículos contra 48 no mesmo período deste ano – diminuição de 28,35%.

Furto (outros)

No ano passado outros casos de furto, exceto de veículos, somaram 343 em janeiro e fevereiro. Neste ano foram 303 (queda de 11,66%).

Roubo de veículos

Se em janeiro e fevereiro de 2024 foram 17 casos no município, no mesmo período deste ano foram 15 (menos 11,76%).

Roubo (outros)

Este foi o único indicador que não apresentou queda nestes dois primeiros meses do ano. De 30 registros que tivemos em 2024, este número subiu para 47 juntando janeiro e fevereiro deste ano – aumento de 56,66%.

VÍDEO: tradicional quermesse do Abrigo começa nesta sexta-feira

Em entrevista à rádio Jovem Pan News, o diretor do Abrigo São Vicente de Paulo, padre Marcelo, e a gerente da instituição, Lívia Pavan, falaram sobre a quermesse que acontece nesta sexta-feira (04), sábado (05) e nos dias 11 e 12 de abril. A população também tem outras formas para contribuir com o atendimento aos idosos realizado pela entidade.

Falecimentos: confira a necrologia de 04/04/2025

Pedro Paulo Lopes, Pepe – 35 anos. Faleceu dia 03, nesta cidade. Deixou a mãe Maria Aparecida Lopes, irmãos, cunhados, sobrinhos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Delmira Bonvicine Maria Darin, Dindi – 90 anos. Faleceu dia 03, às 03h45, nesta cidade. Era viúva de Antonio Girotto. Deixou o filho Agenor c/c Maria, dois netos, um bisneto. Foi sepultada no Cemitério Municipal de Santa Cruz das Palmeiras (Funerária João de Campos).

Michele Ferreira Damasceno – 42 anos. Faleceu dia 31, nesta cidade. Deixou a filha Fernanda. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Wedison Henrique Rodovalho de Almeida – 31 anos. Faleceu dia 31, nesta cidade. Deixou as filhas Luiza e Ana Lua. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Ernani Fantazzini – 73 anos. Faleceu dia 1º, nesta cidade. Era casado. Deixou os filhos Elizandra e Evandro (in memoriam). Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Mario Zambelli – 90 anos. Faleceu dia 1º, nesta cidade. Era viúvo. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Teresinha Gomes da Silva – 77 anos. Faleceu dia 02, nesta cidade. Deixou os filhos Jaqueline e Diego. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Primeira queda de temperatura do outono ocorre neste fim de semana

De acordo com o IPMet, esta sexta-feira (04) será de céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas no interior do estado, em razão do deslocamento de uma frente fria para o litoral do Rio de Janeiro. As temperaturas permanecem estáveis.

No campus da Unesp em Rio Claro, a mínima registrada hoje foi de 19,6 °C. A máxima prevista é de 30 °C.

Para o final de semana, a previsão indica céu claro a parcialmente nublado no interior paulista. Já a faixa leste do estado seguirá com muita nebulosidade e chuvas fracas ocasionadas pelo transporte de umidade do oceano para o continente. As temperaturas devem entrar em declínio, especialmente no centro-leste do estado, devido à chegada de um sistema de alta pressão pós-frontal — marcando a primeira queda significativa de temperatura neste outono.

Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Tradicional quermesse do Abrigo começa nesta sexta-feira (4) e segue no sábado (5)

Evento também acontece no próximo final de semana, a partir das 19h, na Rua 1, 270

Tem início nesta sexta-feira (4), a partir das 19 horas, a tradicional Quermesse do Abrigo São Vicente de Paulo. O evento também estende-se para o sábado (5) e para o próximo final de semana, na sexta-feira (11) e no sábado (12), sempre com início no mesmo horário.

O Abrigo fica na Rua 1, 270, no bairro Saúde, em frente a Santa Casa. A entrada é pelo Portão 3, com estacionamento gratuito.

Foto: Divulgação

CARDÁPIO

O evento, já tradicional e bastante aguardado por toda comunidade de Rio Claro e região, oferece diversas delícias para os presentes aproveitarem, como espetinhos, cachorro quente, pastel, lanches, bebidas, doces, barracas com brincadeiras e muito mais.

DOAÇÕES

O trabalho desenvolvido pela entidade é fundamental para o município e toda região. Muitas pessoas buscam formas de poder contribuir com o serviço prestado pelo Abrigo São Vicente de Paula, em Rio Claro. E uma das formas de ajudar é com a doação de luva de látex – com pó, tamanho M e G.

Segundo publicação da instituição, todos os meses são utilizados 27 mil pares de luvas de látex, gerando uma despesa de R$ 8.073,00. Faça contato pelo (19) 3524-3188 ou (19) 3534-0232 e ajude o abrigo. As doações também podem ser entregues diretamente no local, na Rua 1, 270.

Doe sangue e salve vidas: Santa Casa de Rio Claro reforça apelo por doadores

As doações são de segunda, quarta e sexta, das 7 às 11, na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro está precisando de doadores. Em suas redes sociais, a instituição pediu para que pessoas com os tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A- compareçam no banco e façam sua doação, mas segundo o setor administrativo da Santa Casa, todos os tipos estão sendo necessários.

HORÁRIOS

As doações acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, das 7 às 11 horas e é preciso agendar pelo telefone (19) 3535-7241 ou pelo WhatsApp (19) 99288-9737.

Pessoas que não sabem exatamente qual o tipo sanguíneo que possuem também podem participar da doação, pois no próprio Banco de Sangue são feitos exames de tipagem.

DENGUE

Com o aumento do número de casos de dengue na cidade de Rio Claro, houve uma queda significativa na frequência de doadores, por isso a instituição convida a população da cidade e da região para participar ativamente do serviço.

E para quem teve dengue, suspeita da doença ou contato sexual com pessoa infectada pelo vírus, deve esperar 30 dias para voltar a doar novamente. No caso de dengue grave é necessário que a pausa seja de seis meses.

PARA DOAR

É preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum (apenas evitar alimentos gordurosos), estar descansado e em boas condições de saúde, não fumar no mínimo duas horas antes e uma hora após a doação. Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.

ETE Flores: obra no novo sistema de tratamento chega a 53% de avanço

Ações pretendem tornar tratamento de 7,8 mi de litros de efluentes mais eficiente

A construção do novo sistema de tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores atingiu 53% de atividades concluídas no mês de fevereiro. A obra, realizada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, tem como objetivo aumentar a eficiência do tratamento realizado na unidade e garantir mais segurança para os trabalhadores. A expectativa é que seja concluída até o mês de julho deste ano.

No mês de fevereiro, a obra avançou com a conclusão da primeira etapa, incluindo a confecção das formas e armação das paredes e lajes. A segunda etapa da atividade está em andamento, com previsão de finalização até dia 04 de abril.

A ETE Flores está localizada no bairro Santa Maria e tem capacidade para tratar 91 litros de efluentes por segundo, totalizando um volume diário de 7,8 milhões de litros. Seu método de tratamento utiliza reator anaeróbio, seguido de lodos ativados. Além da nova estrutura de tratamento preliminar, as obras incluem a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reservas para ampliar a segurança operacional. A proposta é tornar as atividades da operação da estação mais práticas e seguras no dia a dia.

Após a conclusão das formas e armação, as próximas etapas da obra incluem a execução das escadas, lajes superiores e instalações hidromecânicas.

O investimento total de R$ 5,3 milhões em melhorias beneficiará diretamente 23 bairros de RC

‘Os bandidos estão fazendo a festa aqui no quarteirão’, diz comerciante

Lojista reclama de falta de segurança no bairro Consolação

Quem tem comércio pela Rua 14, entre as Avenidas 13 e 15, bairro Consolação, e nas proximidades, vem enfrentando uma dura realidade: a convivência com prejuízos, marginais e usuários de drogas pela redondeza.

É o caso da lojista Tayná Cristina dos Santos Feliciano, 27 anos: “Somente 10 dias o meu comércio foi alvo três vezes de criminosos. O meu prejuízo somente neste período passou dos 10 mil reais. A sensação é de que eu estou saindo da minha casa e pagando para trabalhar”, pontua.

Ela tem um comércio de venda, conserto de bicicletas e de veículos elétricos e afirma que a movimentação de indivíduos suspeitos pela área é constante: “Não foi somente o meu comércio que teve prejuízo, todos os meus vizinhos também. Eu fico me perguntando onde estão as viaturas e a segurança desta cidade. Eu não consigo mais dormir. Toda hora eu fico de olho nas câmeras para ver se meu comércio está sendo invadido ou não. Sem contar os outros gastos que estou tendo que ter para colocar mais grades, mais alarmes, onde essa conta vai parar?”, lamenta a comerciante que pede uma atenção das autoridades para a realidade enfrentada na região.

A reportagem do JC entrou em contato com o secretário de Segurança de Rio Claro que declarou: “Assim que tomei ciência da situação que esses comerciantes estão enfrentando enviei guardas civis municipais até o local para conversarem com as vítimas. Vamos trabalhar em cima dessa questão para evitarmos novas ocorrências”, disse Thalison Mendes.

POLÍCIA: ocorrências incluem ameaça, roubo e morte em ação policial

Um homem foi preso no Jardim Bandeirantes, em Rio Claro, após ameaçar o próprio pai com uma faca. Em Piracicaba, um jovem morreu baleado durante uma operação policial. Por fim, na Rodovia Anhanguera, em Limeira, um caminhão com placas de Rio Claro foi roubado.

Para saber mais acerca dessas e de outras informações do setor policial, assista ao vídeo com o repórter Ademir Sartori.

Novo boletim da dengue aponta total de 1.788 casos em 2025

Bairros com maior incidência de infectados continuam sendo Vila Alemã, Cervezão, Floridiana, Centro, Vila Nova e Arco-íris

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro divulgou boletim nesta quarta-feira (2) em que aponta 1.788 casos de dengue neste ano no município. Foram confirmados 104 novos casos desde o boletim anterior, divulgado na sexta-feira (28). O município registrou neste ano seis óbitos por dengue.

Os bairros Vila Alemã (com 109 casos) e Cervezão (com 89) são os com mais de casos de dengue no município. O Jardim Floridiana registra 82 casos, Centro tem 64 casos, na Vila Nova são 63 casos e no Arco-íris 62.

A prefeitura de Rio Claro tem feito vistorias permanentes em imóveis e mutirões nos bairros para remover criadouros do mosquito Aedes aepypti.

A população deve colaborar deixando as residências e ambiente de trabalho organizados e sem nenhum recipiente que possa acumular água. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro alerta que esta medida simples faz a diferença para evitar novos casos da doença. Mínima quantidade de água é suficiente para a reprodução do Aedes aegypti.

O repelente deve ser usado por todos, principalmente por quem está com dengue, para que essas pessoas não passem o vírus para outras.

Falecimentos: confira a necrologia de 03/04/2025

Maria Carmen Gomes Tezzaro, Dona Maria da Charutaria – 93 anos. Faleceu dia 1º, às 05h02, em Campinas. Era viúva de Antonio Tezzaro. Deixou os filhos Luiz Carlos c/c Cristina Maria, Eliana c/c Jeferson, Maria Aparecida c/c Vagner, Marcos, Marcio c/c Selma, Rosemeire, Paulo Antonio (in memoriam), Vera Lucia (in memoriam), netos, bisnetos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Maria Solange Doimo de Conto, Solange – 67 anos. Faleceu dia 02, às 07h39, nesta cidade. Deixou viúvo Vanderlei Godofredo de Conto. Deixou os filhos Vinicius, Victor c/c Lilian, os netos Arthur e Heitor. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 03, às 10h30, no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).