Sábado e domingo tem Arraial Azul em Rio Claro

O público de Rio Claro e região tem mais este sábado e domingo (27) para participar da 20ª edição do Arraial Azul, que oferece música de qualidade e gastronomia para todos os gostos, a partir das 18 horas, no Parque Municipal Lago Azul.

Um amplo cardápio estará à disposição do público nas barracas organizadas por entidades rio-clarenses, incluindo doces e pastéis, porções, caldos quentes, pipoca, cachorro-quente, espetinhos, lanches e bebidas.

“Nossa expectativa é de que novamente um grande público participe do arraial, que já se consolidou como um dos melhores eventos da região”, afirma o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani.

Os participantes do arraial também poderão conhecer e adquirir artesanato na Feira das Empreendedoras em Ação. Para as crianças serão disponibilizados brinquedos, sem cobrança de ingresso.

A programação musical prevê shows no sábado, com Hélder Jotta em tributo aos sertanejos Edson e Hudson, com a participação especial de Yago Cadorini, filho do cantor Edson; e, no domingo, shows de Gabriel Rocha e da dupla Zé Neto e Vinícius.

As entidades que coordenarão as barracas de comidas e bebidas são Associação Juventude Ativa (AJA), Grupo AYO, Centro Social Urbano da Zona Sul, Economia Solidária, Anjos de Focinho, Clube Tamoyo, Comunidade Terapêutica Manassés, Matilha SRD e Fundo Social de Solidariedade.

POLÍCIA: golpe no WhatsApp faz morador transferir quase R$ 3 mil achando ajudar a filha

Um morador do Cidade Jardim, em Rio Claro, procurou a polícia após cair em um golpe pelo WhatsApp ao acreditar estar ajudando a própria filha. Ele realizou uma transferência via Pix no valor de R$ 2.744,00 para uma conta desconhecida. Conforme o boletim de ocorrência, a vítima recebeu mensagens de um número com a foto da filha no perfil, informando que havia uma conta urgente para pagar, mas que o aplicativo do banco estava apresentando problemas.

Convencido da urgência e da identidade da remetente, o homem transferiu o valor para uma mulher que constava como beneficiária na agência bancária. Só depois, ao comentar o caso com a esposa, ele desconfiou da situação e confirmou com a filha verdadeira que se tratava de um golpe. O caso foi registrado na delegacia, e a vítima já entrou com contestação junto ao banco.

A polícia alerta para o aumento dos golpes por meio de perfis falsos no WhatsApp e reforça que qualquer solicitação de dinheiro por mensagem deve ser confirmada por meio de uma ligação direta.

Rio Claro amanhece com nevoeiro neste sábado e tem fim de semana de tempo firme, sem chuvas

O sábado (26) em Rio Claro começou com denso nevoeiro, visível em praticamente toda a cidade nas primeiras horas da manhã, dissipando-se gradualmente ao longo do tempo. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens, e à noite o céu permanece bastante encoberto, mas sem previsão de chuva. A temperatura mínima registrada foi de 13 °C, e a máxima pode atingir 29 °C. A umidade relativa do ar varia entre 36% e 94%.

Para o domingo (27), a previsão indica sol com algumas nuvens ao longo do dia e da noite, também sem expectativa de chuva. As temperaturas devem oscilar entre 15 °C e 30 °C, com umidade do ar variando de 31% a 81%. As informações são do portal Climatempo.

CP contra Dalberto: advogado renuncia defesa

O advogado Fernando Luiz Cavalheiro da Conceição renunciou à defesa do vereador suspenso Dalberto Christofoletti (PSD) no curso da investigação da Comissão Processante (CP) na Câmara Municipal, que pode levar à cassação do mandato do parlamentar.

A renúncia foi protocolada formalmente à própria Casa de Leis pelo profissional que alegou “foro íntimo”, isto é, por motivos pessoais. O próprio Dalberto também foi comunicado da decisão anteriormente. A Farol JC procurou o advogado, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

O vereador Dalberto respondeu que falará na semana que vem. Desde o início da semana, o investigado está sob atestado médico que, inclusive, foi enviado à CP para não comparecer na oitiva da última terça-feira (22). O atestado tem validade de 14 dias. Agora, sem advogado nomeado, ele terá cinco dias para indicar ou não outro representante.

Na Justiça

No mesmo dia em que renunciou à defesa no campo da CP da Câmara, o advogado Cavalheiro chegou a protocolar um agravo de instrumento diretamente no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a decisão da comarca de Rio Claro que rejeitou pedido anterior para suspender a Comissão Processante. A decisão deste recurso, porém, não havia sido publicada até o fechamento da edição do JC, na noite dessa sexta-feira (25). Ao longo das últimas semanas, a Justiça negou três pedidos de Dalberto para barrar a CP.

Novo residencial popular de Rio Claro tem 144 imóveis e quase metade das obras concluídas

Novas moradias estão sendo viabilizadas pelo Governo Federal através do Minha Casa Minha Vida e pelo programa municipal Casa Rio-clarense

Com cerca de 43% das obras concluídas, o novo conjunto habitacional de Rio Claro está ganhando as torres nas quais ficarão 144 apartamentos, destinados a pessoas de baixa renda. A etapa de levantamento da estrutura é uma das mais longas do empreendimento, que está sendo construído no Residencial dos Bosques.

“É uma grande e importante obra, pois significa moradia digna para as famílias contempladas”, comenta o prefeito Gustavo, acrescentando que essas pessoas vão morar em local com toda a infraestrutura.

Além de ser voltado a famílias com renda na faixa 1, ou seja, de até R$ 2.850,00, o novo residencial também terá apartamentos destinados a pessoas com deficiência, em mais uma ação da prefeitura para ampliar as políticas de inclusão, que têm sido um dos focos do atual governo de Rio Claro. A expectativa é de que os prédios estejam prontos até o primeiro semestre do ano que vem.

As 144 unidades habitacionais estão construídas em nove blocos residenciais. A iniciativa é viabilizada por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em parceria com a prefeitura, por meio do programa Casa Rio-clarense.

O investimento total é de aproximadamente R$ 30 milhões, dos quais quase R$ 24 milhões são do governo federal. “Da parte do município, estamos investindo cerca de R$ 6 milhões, sendo R$ 4,5 milhões na aquisição dos terrenos, R$ 850 mil em infraestrutura – redes de água e esgoto e drenagem urbana – e outros R$ 720 mil em incentivo fiscal”, detalha o secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos, informando, ainda, que os apartamentos terão 44 metros quadrados de varredura.

Com o programa municipal Casa Rio-clarense a prefeitura trabalha para que milhares de pessoas consigam realizar o sonho da casa própria. A estimativa é de que o programa ajude a viabilizar cinco mil unidades habitacionais, com giro financeiro de R$ 1 bilhão.

Nesta semana o prefeito Gustavo participou da entrega de 208 apartamentos no Jardim Cervezão, junto com o governador Tarcísio de Freitas e de Denis Andia, do governo federal. O residencial Ipê Branco tem incentivos fiscais do Casa Rio-clarense da ordem de R$ 5 mil por apartamento, totalizando mais de R$ 1 milhão de investimento da prefeitura.

Falecimentos: confira a necrologia de 25/07/2025

Alcebiades Leandro – 76 anos. Faleceu dia 23, às 05h43, nesta cidade. Deixou viúva Maria de Fatima Sousa Leandro, os filhos Helder, Maria Aparecida c/c David, Vagner, Gilvania, Francisca, netos, bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Maria Ivone Tomazella Scatolin – 75 anos. Faleceu dia 23, às 09h15, nesta cidade. Deixou viúvo Dirceu Scatolin, os filhos Aina c/c Erik, Cassiana c/c Claudinei, Cleiton c/c Monica, três netos. Foi sepultada no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Wanderlei Martins, Delei – 63 anos. Faleceu dia 23, às 13h40, nesta cidade. Deixou viúva Sirlene Aparecida Baldo Martins, os filhos Bruno, Clei, neta, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

João Beck Filho – 78 anos. Faleceu dia 23, às 15h14, nesta cidade. Deicou o filho Marcio, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Bruno de Barros Alves – 43 anos. Faleceu dia 23, às 13h22, nesta cidade. Deixou viúva Pamela Cristina Borge Alves, o pai Jose Carlos Alves, a mãe Marcia Cristina Teixeira Barros Alves, a filha Sarah, demais familiares e amigos. Foi sepultado no Cemitério Evangélico (Funerária João de Campos).

Domingas Simões dos Santos – 85 anos. Faleceu dia 23, às 18h53, nesta cidade. Deixou viúvo Antonio Ferreira dos Santos, os filhos Marta (in memoriam), Marcelo, Luciane c/c Nelson, Andre c/c Josiane, netos, bisnetos, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).

Tereza Cristina Wanderley Santos – 46 anos. Faleceu dia 23, às 21h30, nesta cidade. Deixou o pai Jose Raimundo Wanderley Barbosa, a mãe Edilene Maria Lima Wanderley, os filhos Vitoria Natalia c/c Isaac, Jose Vitor, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério de Coruripe (Funerária João de Campos).

Ana Maria Rigueti – 81 anos. Faleceu dia 24, às 01h39, nesta cidade. Deixou neta, demais familiares e amigos. Foi sepultada no Cemitério Evangélico (Funerária João de Campos).

Airton Tavares – 63 anos. Faleceu dia 23, nesta cidade. Era divorciado. Deixou a filha Amanda. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

Ana Paula Luiz – 52 anos. Faleceu dia 23, nesta cidade. Era separada judicialmente. Deixou os filhos Jessica, Jonatan, Jenifer, Geovana e Rayane. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Thallyson Hayllan Alves Nunes – 1 ano. Faleceu dia 24, nesta cidade. Seu sepultado dar-se-á hoje, dia 25, às 10:30h no Cemitério São João Batista.

Unidade de saúde do Wenzel faz testes rápidos de hepatites nesta sexta-feira

Atendimento será às 14 horas e inclui orientações preventivas aos pacientes

A programação do Julho Amarelo, campanha de prevenção a hepatites virais, terá nesta sexta-feira (25) em Rio Claro atividade na unidade básica de saúde do Wenzel. Às 14 horas serão feitos testes rápidos sem necessidade de agendamento. No mesmo horário haverá orientações sobre a doença.

A unidade de saúde da família do Bonsucesso tem palestra nesta quinta e sexta-feira às 7h15. Na USF Brasília haverá palestra na sexta-feira às 7h30. Na unidade do Jardim Progresso, durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, é possível fazer o teste rápido sem agendamento das 7h30 às 15h30.

A Fundação Municipal de Saúde mantém trabalho de prevenção e tratamento às hepatites por meio do  Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa). No local é realizada testagem gratuita de segunda a sexta-feira das 8 às 15 horas, sem necessidade de agendamento.

As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações, muitas vezes levando a cirrose ou ao câncer de fígado. Todas as unidades de saúde de Rio Claro realizam teste para identificar a doença e as datas e horários devem ser consultados na unidade de saúde mais próxima de casa.

Rio Claro Basquete anuncia primeiros jogadores e Ginásio Felipão passa por reforma

Dentro de 10 dias, o Leão volta a rugir no basquete pelo Campeonato Paulista. Tabela de jogos também já foi anunciada

O retorno do Rio Claro Basquete está próximo. O time estreia no Campeonato Paulista no próximo dia 5 de agosto, contra o tradicional Pinheiros, em casa, no Ginásio Felipão, que também vai abrir cinco jogos somente em agosto. Nessa quinta-feira (24), os primeiros jogadores começaram a ser revelados, entre eles, atletas internacionais. No total são 13 jogadores contratados para esta nova fase do Leão, que volta após dois anos de paralisação e com investidores da Sérvia. A venda dos ingressos para a estreia começa na próxima semana.

Imagem: Divulgação/Rio Claro Basquete

Euipe do Rio Claro Basquete

O primeiro jogador anunciado é o Luis Fernando Lopes Sacco, o popular Gemadinha. O ala-armador tem 28 anos, jogou por Rio Claro na Liga Ouro de 2019, passou por grandes equipes como Corinthians, Paulistano, Bauru e Brasília e agora volta ao Leão com a missão de ser um dos líderes da jovem equipe do Rio Claro Basquete.

Nemanja Simovic, ala-armador sérvio de 30 anos, vem pra sua primeira experiência fora do continente europeu e é um dos nomes ‘gringos’ que fazem parte da nova equipe. Matheus Bonfim, de 25 anos, passou pelas equipes de Brasília e Pato nos últimos NBBs e agora vem defender o Leão. Vitor Silvério é o quarto jogador anunciado. Jovem revelação do basquete, chega forte para conquistar seu espaço em Rio Claro, depois de passagem por São José e Franca.

Luis Fernando Lopes Sacco, o popular Gemadinha. Foto: Matheus Sciamana
Nemanja Simovic, ala-armador sérvio de 30 anos. Foto: Matheus Sciamana
Matheus Bonfim, de 25 anos. Foto: Matheus Sciamana
Vitor Silvério. Foto: Matheus Sciamana

O retorno da equipe vem acompanhado de um acordo de quatro anos firmado com um grupo de investidores sérvios, liderado por um empresário e ex-jogador. No mês passado, o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) havia anunciado o retorno da equipe. O grupo escolheu Rio Claro como sede para investir e revelar talentos, apostando na tradição da cidade no basquete e no potencial de crescimento esportivo e estrutural da equipe.

Ginásio Felipão

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, iniciou na quinta-feira (24) os trabalhos de revitalização da iluminação do Ginásio Municipal Felipe Karam. A ação contempla a instalação de 30 novas lâmpadas de LED, com potência de 200 watts e fluxo luminoso estimado em 16 mil lúmens cada, todas com garantia de cinco anos.

A intervenção faz parte de um planejamento mais amplo que prevê, já no próximo ano, uma reforma completa do sistema de iluminação do ginásio, atendendo às demandas estruturais e técnicas do espaço. A modernização atual já assegura conformidade com as especificações exigidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), possibilitando o pleno uso do local para competições oficiais.

“A revitalização já dialoga com o projeto futuro de reforma e vem somar esforços para garantir que nosso ginásio continue sendo palco de grandes eventos esportivos”, destacou o secretário de Esportes, Erlon Mastricico Thiele. A previsão é de que os trabalhos de implantação de nova iluminação sejam concluídos até neste sábado (26).

De acordo com o prefeito Gustavo Perissinotto, “a Prefeitura dará todo suporte na estrutura física para que o basquete rio-clarense tenha condições de voltar a se destacar no cenário esportivo e divulgar positivamente o nome de nossa cidade”, observa em comunicado.

Foto: Divulgação/Ascom PMRC

POLÍCIA: três foragidos da Justiça são capturados em Rio Claro

Três homens procurados pela Justiça foram capturados nessa quinta-feira (24) pela Polícia Militar em diferentes pontos de Rio Claro. As prisões ocorreram durante patrulhamentos de rotina e após denúncia anônima.

No bairro Jardim Novo, um homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de entorpecentes foi abordado e detido. A ordem judicial, expedida pela Vara do Júri e Execuções Criminais de Rio Claro, determinava o cumprimento de pena em regime fechado, com condenação de dois anos e vinte e sete dias. Após os trâmites legais, o suspeito foi encaminhado à carceragem da cidade. Sua companheira esteve presente na delegacia e foi informada oficialmente sobre a prisão. A Polícia Civil notificou o Poder Judiciário para os procedimentos de transferência e cumprimento da pena em unidade prisional adequada.

Em outra ocorrência, um foragido por roubo qualificado foi preso dentro de um estabelecimento comercial, após denúncia anônima. O mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, estava em aberto por crime previsto no artigo 157 do Código Penal. O homem não resistiu à abordagem e se entregou pacificamente. Familiares e sua advogada acompanharam o procedimento, e ele foi encaminhado à carceragem, onde aguardará decisão judicial sobre possível transferência ao estado de origem.

Ainda no Jardim Novo, outro homem foi capturado após demonstrar nervosismo ao avistar a viatura e tentar fugir para dentro de casa. Os policiais o seguiram e confirmaram, via consulta aos sistemas, que havia contra ele um mandado de prisão em regime fechado por homicídio qualificado, expedido pela Vara do Júri e Execuções Criminais de Rio Claro. O crime é previsto no artigo 121 do Código Penal. Sem algemas e em silêncio, o suspeito foi conduzido à delegacia e, posteriormente, à carceragem local, onde aguardará os desdobramentos judiciais.

Grupo “Os Travessos” faz show em Rio Claro neste sábado (26), na Samuca

Entrada gratuita acontece com nome na lista, até às 22h

A quadra da Escola de Samba Samuca recebe neste sábado (26), a partir das 20h, um dos grupos de pagode de maior sucesso, Os Travessos. Além do grupo, a noite também terá apresentação de Júlio Neri e Banda e União de Amigos, com uma roda de samba 360°.

A quadra da Samuca fica na Avenida 9, 1.200, no Centro da cidade e para entrada com Ingresso VIP, sem custo, é preciso enviar o nome para ser colocado na lista, diretamente no número (19) 99797-5218. A entrada VIP acontece até as 22h, após o horário, a venda dos ingressos acontece na portaria. Camarotes VIP estão sendo comercializados por R$ 40,00, também através do número acima.

OS TRAVESSOS

A formação atual do grupo Os Travessos é: Uan (vocal), Chorão (percussão), Rodrigo (percussão) e Edimilson (baixo). Uan assumiu os vocais em 2020, após a saída de Filipe Duarte.

No ano de 2021, o grupo Os Travessos realizou uma turnê comemorando seus 25 anos de carreira, com a participação especial de Rodriguinho em alguns shows.

SERVIÇO

Data: 26/07
Hora: 20h
Local: quadra da Escola de Samba Samuca, localizada na Avenida 9,1.200, no Centro de Rio Claro.

Entrada gratuita até as 22h com obrigatoriedade de nome na lista pelo número (19) 99797-5218.

Instabilidade aumenta no estado, mas Rio Claro deve ter tempo firme no fim de semana

A presença de uma área de baixa pressão sobre o continente aumenta as condições de instabilidade em parte do estado de São Paulo, elevando a nebulosidade e provocando chuvas isoladas, sobretudo na faixa leste. Para Rio Claro e região, o céu permanece parcialmente nublado nesta sexta-feira (25), com pequena possibilidade de chuva à tarde e temperaturas em leve elevação.

No final de semana, o tempo volta a ficar estável, com predomínio de céu claro a poucas nuvens e sem previsão de chuva. No entanto, a nebulosidade deve aumentar a partir da noite de domingo (27), com chuvas isoladas em algumas regiões do estado, devido à aproximação de uma nova frente fria que avançará por São Paulo na segunda-feira (28).

Nesta manhã, a mínima registrada no campus da Unesp foi de 10,7 °C. A máxima deve atingir entre 27 °C e 29 °C. Para o fim de semana, as mínimas variam entre 15 °C e 16 °C, e as máximas entre 29 °C e 30 °C. Informações da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.

Avenida Integração: pontilhão da Rua 6 será implodido

Prefeito afirma que em agosto retomará edital de megaobra para implantação da Avenida Integração, que ligará Avenida 24-A com a Rodovia Washington Luís

A Prefeitura de Rio Claro pretende, em breve, implodir o pontilhão da Rua 6, que faz a ligação entre o Grande Cervezão e a região do Jardim Portugal e bairros próximos. A ideia está dentro do projeto para a futura implantação da Avenida Integração, que está sendo retomado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) após não ter tido avanços no primeiro mandato. Segundo informou ontem (23), em entrevista ao Grupo JC de Comunicação, o projeto começará a sair do papel já no próximo mês através da publicação da licitação. A nova via vai ligar a Avenida 24-A até a Rodovia Washington Luís (SP-310).

“Esse investimento vai mudar a história da cidade depois que estiver pronto. É a tão sonhada Avenida Integração. Teremos uma nova entrada na cidade (pela Rodovia Washington Luís) na altura do Jardim Figueira, onde o trem passava embaixo da rodovia para ir até Batovi. Ali se conecta a Avenida Integração, com sete quilômetros, que entrará e chegará até o pontilhão da Rua 6. A gente vai talvez implodir, ou aterrar, o pontilhão para resolver um problema com usuários de drogas que perturbam aquele entorno”, explicou.

O percurso da Avenida Integração continuará seguindo sentido Centro, passando em frente ao novo Hospital Público Municipal, no curso do antigo leito da linha férrea, por dentro do Grande Cervezão. Em seguida, a via passará pela Vila Martins e chegará à Vila Aparecida, na Avenida 24-A até o paredão das oficinas da concessionária Rumo – que devem ser transferidas até o final do ano que vem, caso o prazo não seja alterado pelo Governo Federal. Numa segunda etapa, a ideia é de que a Avenida Integração siga pela região central até a Avenida 29.

“A primeira etapa vamos licitar a partir do início de agosto. Em dois anos essa avenida estará pronta e vai impactar toda a zona norte da cidade, melhorando o acesso das pessoas. Teremos parques lineares, praças de esportes, parquinhos e paisagismo voltado para uma cidade mais cuidada”, acrescentou o prefeito Gustavo.

Conforme o JC noticiou anteriormente, o edital era para ter ocorrido em 2023. A abertura dos envelopes havia sido marcada para 27 de dezembro e o custo da obra estava orçado em R$ 37,2 milhões, porém, não avançou. Os recursos para a megaobra, que revive o antigo projeto da Avenida Paulista do ex-padrinho político de Gustavo, Du Altimari, seriam captados através do leilão de áreas institucionais desafetadas pela Prefeitura após aprovação na Câmara de Rio Claro. O prefeito, no entanto, ainda não atualizou a informação sobre a obtenção dos recursos para o novo edital.