HPV: a Fundação Municipal de Saúde já imunizou em Rio Claro mais de 1.300 meninas

Sidney Navas

HPV: a Fundação Municipal de Saúde já imunizou em Rio Claro mais de 1.300 meninas
HPV: a Fundação Municipal de Saúde já imunizou em Rio Claro mais de 1.300 meninas

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV, que teve início dia 10 de setembro e ainda não tem data para ser encerrada, já imunizou em Rio Claro mais de 1.300 meninas, segundo dados fornecidos pela assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde. A meta das autoridades é de alcançar ao menos 4.283 garotas, que podem procurar qualquer unidade de saúde da cidade no horário das 12 às 17 horas.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontam que a cobertura da segunda dose da vacinação contra o HPV está acima do percentual nacional, mas ainda não atingiu nem metade do público-alvo em todo o Estado. Desde 1º de setembro foram imunizadas 417,3 mil adolescentes, o que representa cobertura proporcional de 43,75% do grupo no Estado. No país, o índice é de 31,54%. A cobertura na primeira fase atingiu 100% do público-alvo e foi uma das maiores do país, com mais de 1 milhão de doses aplicadas no Estado de São Paulo.

A vacina é destinada às adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. Para que a proteção seja completa e efetiva, são necessárias três doses. As autoridades ressaltam a importância de todas as garotas que receberam a primeira dose voltarem a procurar o posto de vacinação mais próximo para receber a segunda. O ideal é que essa dose seja aplicada num período de até seis meses após a primeira. Caso a adolescente ainda não tenha iniciado o esquema de vacinação, a primeira dose permanece disponível nos postos.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a infecção pelo HPV pode evoluir para câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer no país. É fundamental que as adolescentes compareçam aos postos de saúde para tomarem a segunda dose da vacina. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose. A recomendação é de que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos. Em 2015, a vacina será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. O vírus é transmitido via relação sexual também.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.