Muitos dos que desejam atravessar a rua esperam sobre a faixa de pedestres, mas os carros não param para dar passagem

Wagner Gonçalves

Muitos dos que desejam atravessar a rua esperam sobre a faixa de pedestres, mas os carros não param para dar passagem
Muitos dos que desejam atravessar a rua esperam sobre a faixa de pedestres, mas os carros não param para dar passagem

Consumidores e comerciantes de lojas do Shopping Center Rio Claro e proximidades reclamaram pela insegurança no trânsito, devido à dificuldade de os condutores respeitarem a faixa de pedestres. Em um dos acessos, muitos incidentes já ocorreram por imprudência.

O simples ato de atravessar a rua, mesmo na faixa de pedestres, torna-se uma difícil tarefa, conforme relatou a comerciante que trabalha em um dos pontos próximos ao Shopping, Silene Aparecida Sabino da Silva. Ela diz que isso se dá, principalmente, nos fins de tarde, quando está indo embora e precisa atravessar o trecho que cruza com o trilho do trem, em direção à Estação Ferroviária. “Como é bem larga, às vezes as pessoas param em um lado e no outro não, o que nos faz parar no meio do caminho”, disse Silene.

Alguns metros à frente, na primeira entrada do Shopping, existe uma faixa de pedestres que dá acesso às lojas. Naquele trecho, a situação se repete e diversos incidentes já ocorreram. Sebastiana Carneiro, que tem um ponto comercial em frente ao trecho, diz que a partir da construção da faixa elevada os problemas minimizaram, mas ainda há casos de desrespeito: “Melhorou bastante, mas recentemente houve um engavetamento por um carro ter parado para dar passagem ao pedestre.”

Assim como ela observa, Regina da Silva, que está nesse ponto há 7 anos, acredita que precisam ser mudados os hábitos. “É muita falta de respeito, certa vez, enquanto atravessava a via, um carro parou sobre a faixa para descarregar passageiros”, relatou sobre o descaso de alguns condutores com a faixa exclusiva de pedestres. Muitos esperam por quase dez minutos até que seja possível atravessar. Na maioria das vezes, os veículos trafegam em alta velocidade e dificilmente param.

Parar sobre a faixa de pedestres é considerado infração grave, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, em flagrante, passível de multa de quase R$ 130, em São Paulo, e perda de 5 pontos na CNH. A Prefeitura de Rio Claro vem investindo para melhorar as condições de tráfego na cidade, o que inclui a educação de motoristas e da nova geração de condutores por meio do programa Guarda Educacional (Geduc), que atende crianças nas escolas do município. A fiscalização de trânsito é feita pela PM e pela GCM, que autuam nesses tipos de infração.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.