As paróquias de Rio Claro, que compõem a Diocese de Piracicaba, estão participando de uma campanha para reivindicar a instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba. Um abaixo-assinado está sendo distribuído nas igrejas para que os fiéis apoiem a causa e todo material será entregue no próximo dia 18 de março à pastoral.

“A Diocese está apoiando, pois é uma boa ação. Estamos divulgando na igreja, todos estão participando. Os cidadãos rio-clarenses, independentemente da religião, deveriam assinar também, é uma questão de cidadania”, convida o padre Vanderlei Calça, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no bairro Cidade Nova, que já recolheu cerca de mil assinaturas.

No total, 15 municípios fazem parte da Diocese de Piracicaba, com 69 paróquias distribuídas nos municípios. De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, a ideia é aproveitar o período da Quaresma para conscientizar as pessoas sobre o benefício de uma polícia especializada na região. “Há um crescimento grande não só de Piracicaba, que chegou aos 400 mil habitantes, mas da região. Seria importante não depender apenas de São Paulo para atender a cidade e a região, aumentando o efetivo da polícia e a própria sensação de segurança”, observou padre Kleber.

A iniciativa da campanha para a instalação do Baep na cidade vizinha é do prefeito Barjas Negri (PSDB). Por meio das listas de abaixo-assinado, as autoridades políticas de Piracicaba farão com que os documentos cheguem ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo a Gestão Negri, em sua campanha ao governo do Estado pelas redes sociais, no ano passado, Doria assumiu alguns compromissos com Piracicaba, um deles foi a instalação do Baep. Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do Policiamento de Choque.

Em entrevista anterior ao JC, o prefeito João Teixeira Junior (DEM), que chegou a considerar o pedido do Baep para o município, disse que vai envidar esforços para a nova sede do 37º Batalhão da Polícia Militar, que atualmente está na Rodovia Washington Luís (SP-310) e poderá mudar para terreno no Cidade Claret.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.