Equipe se reúne às quintas-ferias, logo às 19h, para iniciar os trabalhos de preparação. A entrega da sopa começa às 21h

Adriel Arvolea

Equipe se reúne às quintas-ferias, logo às 19h, para iniciar os trabalhos de preparação. A entrega da sopa começa às 21h
Equipe se reúne às quintas-ferias, logo às 19h, para iniciar os trabalhos de preparação. A entrega da sopa começa às 21h

Em 1999, a Igreja do Nazareno em Rio Claro deu início ao projeto Sopão, um ato de amor. Por meio da ajuda de quarenta voluntários, são distribuídas quentinhas à noite na região do Cervezão, Wenzel, Santa Elisa, Santa Maria, Santana, Santa Cruz, Centro e demais locais. São fornecidas 110 refeições semanais. Desde 2008, tornou-se conhecido de forma pontual.

De acordo com o pastor Júlio Laguna, coordenador da ação social, o projeto é permanente e, no inverno, a demanda aumenta em 10%. “O projeto ocorre às quintas-feiras. A preparação tem início às 19h na Igreja e a distribuição acontece a partir das 21h. Hoje, são mais de 110 pessoas atendidas e assistidas pelo projeto, com cadastro completo e prontuário de atendimento”, explica Laguna.

A abordagem das pessoas beneficiadas com o sopão se dá de forma discreta, preservando e respeitando a integridade física e moral das mesmas. “A intenção é não causar constrangimento a elas”, reforça o pastor. Além do alimento físico, a mensagem do Evangelho é anunciada por meio de oração, leitura de versículo da Bíblia e canção. “Embora o trabalho seja realizado pela Igreja, respeitamos a crença de cada pessoa, porque o objetivo maior é o amor ao próximo”.

Também, o projeto abrange muito mais que um prato de refeição: trabalho de recuperação de usuários de drogas, orientação jurídica, reinserção no mercado de trabalho por meio de parcerias. “É um tanto complexo detalhar o projeto como um todo. Já recebemos visitas de autoridades políticas da cidade, indicação de promotor de Justiça, enfim, existe toda uma estrutura física por trás da iniciativa que pensa no indivíduo por completo”, conclui o pastor Júlio Laguna.

Doações

Aos interessados em contribuir, são aceitas as seguintes contribuições: embalagem de isopor para armazenar o sopão e alimentos, como verduras, legumes, carne moída, entre outros. No Facebook Sopão Nazareno, semanalmente é divulgada lista com as principais necessidades para a elaboração do alimento. Para mais informações, ligue: 3524-3072. A preparação da sopa na Igreja acontece às quintas-feiras, a partir das 19h, e fica na Avenida 26, 1.189, bairro Santana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.