Da Redação

O Daae de Rio Claro pretende trocar 19.125 hidrômetros antigos por novos aparelhos até o fim de 2014 (Foto: divulgação)
O Daae de Rio Claro pretende trocar 19.125 hidrômetros antigos por novos aparelhos até o fim de 2014 (Foto: divulgação)

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) está substituindo os hidrômetros antigos por novos aparelhos. O processo começou em maio do ano passado com previsão de trocar 19.125 hidrômetros até o fim de 2014. O novo aparelho sai sem custo para o consumidor.

No entanto, nem sempre o procedimento é realizado sem queixas. Daiane dos Santos relatou nessa quinta-feira (26) que chegou em casa e encontrou um aviso do Daae informando que o fornecimento de água da residência seria interrompido, caso o hidrômetro não fosse trocado em 30 dias.

Segundo ela, a negativa de troca pode resultar na suspensão do serviço. Porém, Daiane alega que não se recusou a autorizar a substituição. “Não nos recusamos a autorizar a troca, simplesmente trabalhamos e não podemos ficar o dia todo dentro de casa esperando pelo Daae”, disse.

O Daae explica que, em “casos em que o morador não é encontrado na residência, é deixado um folheto com telefone de contato, pelo qual é possível o morador agendar um horário especial para a realização do serviço de troca do hidrômetro. A orientação do Daae, portanto, é para que o morador faça contato e agende a realização do serviço”.

O departamento afirma que a troca dos hidrômetros faz parte do plano de combate às perdas de água no município. De acordo com a autarquia, os hidrômetros em pior situação, fora das especificações técnicas, têm prioridade na troca. “A substituição dos equipamentos está sendo feita por etapas, nas diversas regiões do município”, destaca.

Até o momento, mais de 10 mil aparelhos já foram trocados nos bairros Primavera, Portugal, Vila Alemã, Vila Saibreiro, Cervezão, Alto do Santana, Vila Martins e Vila Operária. Santa Cruz, Vila do Rádio, Vila Paulista, Conduta, Estádio, Saúde, Jardim Donângela, Vila Santo Antônio, Cidade Jardim, Boa Morte, Jardim Village, Mãe Preta, Florença, Bela Vista, entre outros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.