As primeiras 20 cirurgias de catarata no Espaço Mais Saúde de Rio Claro estão agendadas para a sexta-feira (2). Todos os pacientes passaram pelo oftalmologista do complexo médico-hospitalar e pelos procedimentos pré-operatórios, assim como os outros 20 agendados para fazer a mesma cirurgia no sábado (3). Segundo levantamento da prefeitura, a fila para cirurgias de catarata na rede municipal tem pessoas esperando desde 2015.

Nesta semana, além dessas cirurgias, mais de 700 procedimentos foram agendados no Espaço Mais Saúde em diversas espacialidades, incluindo oito cirurgias vasculares nesta quinta-feira (1), dia em que também estão programados 165 exames de ultrassonografia e outras 65 consultas oftalmológicas.

Na sexta-feira (2) e sábado, além das 40 cirurgias de catarata, estão marcadas no Espaço mais Saúde mais 165 ultrassonografias, 110 consultas com otorrinolaringologista e mais 60 consultas na especialidade ortopedia.

Na segunda-feira (29) foram realizadas 20 preparações para o exame de colonoscopia e na terça-feira, 80 consultas com pacientes na especialidade ortopedia, sendo 10 retornos. Para a quarta-feira (31), 17 pacientes estavam agendados para exame de endoscopia digestiva alta e outros 65 para consultas com oftalmologista, além de 20 pacientes para consulta com o cardiologista.
No Espaço Mais Saúde são atendidos pacientes na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de média e pequena complexidades. O agendamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação Ambulatorial do SUS, que chama os pacientes por telefone. A prefeitura reforça a orientação para que as pessoas chamadas procurem não faltar, para não tirar lugar de outros que precisam de atendimento e para não dificultar a organização do programa de saúde, que é inédito no município e tem o objetivo de reduzir a fila de espera por atendimento em saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.