CONFUSÃO: apesar de devidamente sinalizado, cruzamento na Rua Samambaia com a Rua 9 é desafio para motoristas

Sidney Navas

CONFUSÃO: apesar de devidamente sinalizado, cruzamento na Rua Samambaia com a Rua 9 é desafio para motoristas
CONFUSÃO: apesar de devidamente sinalizado, cruzamento na Rua Samambaia com a Rua 9 é desafio para motoristas

O problema é antigo e, ainda, parece estar longe de encontrar uma solução. Cruzar a Rua Samambaia, entre a Avenida 20 com a Rua 9, no Santa Cruz, continua desafiando motoristas e ciclistas, principalmente na hora do rush. O entroncamento das três vias já foi palco de vários acidentes, inclusive. A questão não é a sinalização, segundo a vizinhança, mas a forma de como o cruzamento foi projetado.

“É carro por todos os lados, tanto de manhã como no final de tarde. Eu mesma já presenciei dois acidentes envolvendo motociclistas”, explica a dona de casa Yolanda Modesto Gentil Brasileiro. Na sua opinião, alguma intervenção precisa ser feita e o quanto antes. “Se nada for feito, outros acidentes irão acontecer nesse local”, dispara a moradora preocupada com a situação.

O balconista Michael Henrique Sousa, também, concorda com a dona de casa. “Trata-se de um cruzamento bastante perigoso e algo precisa ser feito”, comenta. Para o secretário municipal de Segurança Pública, José Sepúlveda, basta seguir o que diz a lei e o número de colisões pode cair. “Pelo Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre de quem trafega pela direita, mas acredito que um estudo por parte da prefeitura, no sentido de se encontrar uma solução, pode ser feito”, aponta.

Os vizinhos ouvidos pela reportagem do JC sugerem a instalação de semáforos no local. Segundo eles, tais equipamentos poderiam ajudar a disciplinar o trânsito. Em razão do feriado prolongado, a assessoria de imprensa da Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro não foi localizada. Entretanto, vale lembrar que as autoridades devem se manifestar a respeito do assunto nesta segunda-feira (23), quando o expediente administrativo voltará a funcionar normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.